Maria Izabel Reigada   |   19/09/2016 09:41

Chapada dos Guimarães terá santuário para elefantes

Asiáticos ou africanos, os elefantes terão um santuário no Brasil a partir do próximo mês. Trata-se de uma fazenda com área de 1,1 mil hectares a 65 quilômetros de Cuiabá, na Chapada dos Guimarães. Todos os recurso

Divulgação/Santuário de Elefantes
Chapada dos Guimarães terá área de proteção para elefantes em estado de risco
BRASÍLIA – Asiáticos ou africanos, os elefantes terão um santuário no Brasil a partir do próximo mês. Trata-se de uma fazenda com área de 1,1 mil hectares a 65 quilômetros de Cuiabá, na Chapada dos Guimarães. Todos os recursos para criação e manutenção do santuário são oriundos de doações e organizações não governamentais internacionais. Segundo a presidente do espaço, Junia Machado, poderão ser recebidos até 50 elefantes provenientes de toda a América do Sul.

As duas primeiras habitantes serão as elefantas Maia e Guida, da espécie asiática, que foram confiscadas de um circo na Bahia há seis anos e, desde então, viviam no sul de Minas Gerais. “Há 5 mil elefantes vivendo em locais de risco, como zoológicos e circos. Por melhor que seja um zoológico, em geral, ele isola o animal e causa um sofrimento agudo”, explica a presidente do espaço. “O santuário é um local criado e estruturado para dar proteção a esses animais”, explica Junia.

A iniciativa aguarda liberação do licenciamento ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso para começar a funcionar. Embora não deva ser aberto para visitação, o espaço contará com um centro de visitantes em outro local, com informações sobre aspectos biológicos, físicos e comportamentais dos elefantes, além de câmeras que transmitirão ao vivo as áreas internas do santuário. O site do espaço com mais informações e área para doações é o www.santuariodeelefantes.org.br.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados