Karina Cedeño   |   01/09/2016 17:59

Rio pode fechar ciclovia Tim Maia em caso de mau tempo

O trecho da ciclovia Tim Maia - que ligará a orla da Barra da Tijuca a São Conrado (RJ) - será inaugurado depois de amanhã (3), e a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou hoje os critérios e procedimentos para o fechamento da via, em caso de ventos fortes e ressaca


Agência Brasil


O trecho da ciclovia Tim Maia que liga a orla da Barra da Tijuca a São Conrado (RJ) será inaugurado no sábado (3), e a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou hoje os critérios e procedimentos para o fechamento da via, em caso de ventos fortes e ressaca.

Em 21 de abril deste ano, outro trecho da ciclovia, ligando o Leblon a São Conrado (RJ), desabou e deixou dois mortos durante uma ressaca. Segundo o subsecretário de defesa civil, coronel bombeiro Marcio Motta, o plano apresentado hoje também será usado na outra parte da via e é fruto de um "amadurecimento".

Ele admitiu, ainda, que o protocolo poderia ter evitado a tragédia. "Se esse conhecimento nós já tivéssemos - com relação ao comportamento das ondas e de algumas outras questões - obviamente os protocolos já estariam implantados e muito provavelmente o desabamento não teria ocorrido", ressaltou Motta. "É um processo de amadurecimento, de evolução e de conhecimento, mesmo que as normas técnicas brasileiras tenham sido totalmente cumpridas para a construção daquele trecho", ponderou ele.

O percurso que liga São Conrado ao Leblon ainda não tem previsão para ser reaberto e, segundo a prefeitura, a reinauguração depende da conclusão de estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias.

CONDIÇÕES MARÍTIMAS MONITORADAS
O protocolo apresentado hoje pela prefeitura contará com o auxílio de outros órgãos. As condições marítimas serão monitoradas pela Marinha, que vai alertar o Centro de Operações da prefeitura sobre ressacas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fará o mesmo se um dia registrar rajadas de vento superiores a 75 quilômetros por hora.

Se um desses critérios for constatado, a prefeitura entrará em estado de prontidão e poderá fechar a pista, caso os ventos superem os 90 quilômetros por hora ou as ondas atinjam dois metros de altura, em períodos de pico iguais ou maiores do que 15 segundos. Em tais circunstâncias, será utilizado plano de contingência da ciclovia, que prevê a utilização de semáforos com sinal vermelho e placas de bloqueio, com o intuito de impedir que ciclistas e pedestres acessem as entradas do local, na Praia dos Amores e na região onde pousam asas-delta, na praia de São Conrado. Segundo a prefeitura, os acessos poderão ser fechados em questão de minutos, porque o estado de prontidão deslocará agentes para o local.

O chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Pedro Junqueira, lembrou que as condições climáticas não costumam mudar de forma instantânea. Elas se agravam progressivamente, o que dá ao poder público mais tempo de resposta. "É muito difícil acontecer um dia de calmaria e, de repente, ter um vendaval [com mais de 90 quilômetros por hora]", afirmou Junqueira, lembrando ainda que o Rio nunca registrou ondas que atingissem o Elevado do Joá, onde boa parte da ciclovia de 3,2 quilômetros foi construída.


*Fonte: Agência Brasil

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