Janize Colaço   |   22/09/2016 11:02

Turismo catarinense deverá crescer 20% neste verão

A Santur prevê que no próximo verão o litoral catarinense bata um novo recorde de turistas. A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e também repassadas por companhias aéreas e outras empresas do setor, &e

A Santur prevê que no verão deste ano o litoral catarinense irá bater um novo recorde de turistas. A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e também repassadas por companhias aéreas e outras empresas do setor, é de que haja 20% de visitantes a mais em comparação com 2015.

Além disso, informações da Infraero também confirmam a tendência, sobretudo de visitantes oriundos da América Latina. Um dos motivos para o aumento da movimentação se deve ao câmbio favorável que, com a valorização do dólar, faz com que o País se torne mais barato e atrativo aos turistas.
Flickr.com/zecafona
Cidade de Florianópolis
Cidade de Florianópolis
TURISTAS INTERNACIONAIS
De acordo com o levantamento feito pela Infraero, 472 voos charter vindos da América Latina foram aprovados, sendo 396 da Argentina, 65 do Chile e 11 do Paraguai. Diante de tal situação, a empresa argentina Flecha Bus adquiriu recentemente 80 ônibus para ampliar a oferta do serviço com destino ao litoral catarinense.

Em paralelo, a Santur tenta firmar um acordo com a Aerolíneas Argentinas, com a intenção de que a empresa ofereça voos partindo especialmente do Norte e Nordeste argentino com destino ao aeroporto de Navegantes (SC). Entretanto, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) não recebeu ainda nenhuma consulta para o novo trecho.

TURISTAS NACIONAIS
O número de visitantes brasileiros também deverá crescer. Entre janeiro e junho de 2016, a CVC registrou um crescimento de 14% de turistas com destino ao litoral catarinense em comparação com o mesmo período do ano passado. Os visitantes vinham, na maioria, de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ainda segundo a CVC, os destinos mais procurados foram Balneário Camboriú, seguido por Florianópolis.

Para os brasileiros, com poucos recursos de viajarem ao exterior – já que o câmbio deixou o real desvalorizado em relação ao real –, os destinos nacionais agora são mais procurados. A região sul é mais buscada por turistas do sudeste sobretudo pelo preço um mais acessível que ao nordeste e belezas naturais tão fascinantes quanto.

QUEIXAS
Na pauta de queixas, a balneabilidade vem em segundo lugar, atrás apenas da mobilidade – tanto modal quanto aérea. Após o escândalo dos vazamentos de esgoto na última temporada, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) passou a fazer uma série de ações. Houve um crescimento na fiscalização de ligações clandestinas e do despejo irregular de caminhões fossa, que passaram a ser rastreados.

“Estamos ampliando a rede e a capacidade de abastecimento de água e melhorando a coleta e o tratamento de esgoto. Também tivemos que aumentar a segurança porque tivemos roubos de cabeamento em estações”, afirmou o Superintendente de Negócios da Casan, Lucas Arruda.

No entanto, ao ser questionado se há garantias de que o acontecido no verão passado não se repetirá, Arruda disse que "isso não depende só da Casan". Para ele, é preciso, além da fiscalização, a conscientização de moradores e empresas.


*Fonte: Diário Catarinense

Tópicos relacionados