Brunna Castro   |   22/11/2016 08:44

Confira as melhores cidades do País para empreender

Com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas no País, o ambiente para os negócios durante um dos anos mais conturbados da política e economia nacionais foi, no mínimo, desafiador. Algumas cidades, no entanto, apresentaram condições mais favor&aacu

Com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas no País, o ambiente para os negócios durante um dos anos mais conturbados da política e economia nacionais foi, no mínimo, desafiador. Algumas cidades, no entanto, apresentaram condições mais favoráveis ao desenvolvimento do empreendedorismo no território brasileiro.

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras 2016 (ICE 2016) divulgado pela Endeavor na semana passada, São Paulo é a melhor cidade para abrir e manter uma empresa no País.
São Paulo é a melhor cidade do Brasil para empreender pelo segundo ano consecutivo de acordo com o índice da Endeavor
São Paulo é a melhor cidade do Brasil para empreender pelo segundo ano consecutivo de acordo com o índice da Endeavor

A capital paulista obteve pelo segundo ano consecutivo a liderança do estudo da Endeavor. Além disso, todas as cinco cidades do estado de São Paulo que fizeram parte do estudo aparecem entre as dez melhores no ranking geral.

A análise foi feita com 32 cidades do País e leva em consideração os seguintes critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Confira a seguir o ranking completo, com a pontuação de cada cidade:
POTÊNCIA ECONÔMICA
Para a Endeavor, São Paulo conta com sua potência econômica como benefício, além de ter condições de mercado favoráveis, acesso a capital e conectividade - o que, consequentemente, eleva o nível de todo o Estado. As cidades do interior de São Paulo apresentam resultados mais consistentes em diferentes pilares, com custos relativamente mais baixos que diversas capitais.

CRISE ECONÔMICA
O cenário econômico que afetou diversos setores também prejudicou o empreendedor, segundo o ICE 2016. De acordo com a Endeavor, diversos parques tecnológicos ainda não saíram do papel por conta da crise. O setor educacional também foi afetado, com queda inédita na proporção de alunos no ensino médio - de 2,2% - e fechamento de vagas no ensino técnico por todo País, segundo o estudo.

INTERIOR
Na edição do estudo no ano passado, cidades como Campinas (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC) já apareciam entre as dez primeiras posições do ranking. No ICE 2016, o interior do País teve ainda mais destaque. Campinas é a terceira melhor cidade para o empreendedorismo, enquanto Joinville subiu cinco posições no ranking, alcançando o quarto posto. Além disso, São José dos Campos aparece em sexto. Entre as dez melhores cidades aparecem também Sorocaba (SP), Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP).

A Endeavor destaca a qualidade de vida e os custos mais baixos das cidades do interior, que também contam com níveis avançados de capital humano e inovação. "Se há um descolamento maior da líder São Paulo, é inegável que o interior do Sul e Sudeste aparece cada vez mais forte", aponta a análise.

O estudo completo está disponível para download gratuito no site info.endeavor.org.br/ice2016.

Tópicos relacionados