Fernanda Cordeiro   |   05/12/2016 15:33

Ministro: economia saiu da UTI, mas ainda se recupera

Segundo Meirelles, um dos fatores que ajudarão na recuperação da economia é a reforma da Previdência, cuja proposta deve ser apresentada hoje pelo presidente Michel Temer

Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles comparou economia brasileira a um paciente que deixou a Unidade de Tratamento Intensivo “Um paciente que não está correndo ainda, está num processo de estabilização e retomada”, disse o economista durante o 12º Congresso Brasileiro da Construção, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

Segundo Meirelles, um dos fatores que ajudarão na recuperação da economia é a reforma da Previdência, cuja proposta deve ser apresentada hoje pelo presidente Michel Temer. O ministro da Fazenda afirmou que as atuais regras de aposentadoria foram feitas há muitas décadas, quando a expectativa de vida era inferior.

O ministro lembrou que a crise econômica começou no fim de 2014 e ainda persiste. “A longa duração é porque o combate eficaz só começou em maio de 2016. São dois anos completos de crise e isso afeta o endividamento das companhias, dificultando a retomada do crédito. O mesmo acontece com as famílias”, afirmou.

Como medidas a serem tomadas, o ministro defendeu a redução do tamanho do estado e maior participação do capital privado e a aprovação da PEC 55 que limita os gastos públicos, por até 20 anos.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2guioOr

Tópicos relacionados