Movida

Leonardo Ramos   |   09/01/2017 14:36

1,4 milhão de argentinos devem aquecer comércio em SC

Segundo Secretaria de Turismo de Santa Catarina, número de argentinos no estado deve bater 1,4 milhão na temporada de verão deste ano

Flickr.com/zecafona
Praia em Florianópolis, Santa Catarina
Praia em Florianópolis, Santa Catarina

Beneficiados pela proximidade, já que uma viagem de carro de menos de um dia liga a capital argentina, Buenos Aires, à capital catarinense Florianópolis, mais de um milhão de argentinos devem visitar Santa Catarina para aproveitar o verão, aquecendo o comércio e o turismo regional.

Segundo a Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Sol), a previsão para o verão deste ano é de que mais de 1,4 milhão de “hermanos” passem pelo estado, 25% superior ao verão passado, quando o número bateu 1,1 milhão de pessoas. Ainda segundo dados da Sol, os turistas argentinos devem deixar mais de R$ 6 bilhões no Estado até o final da atual temporada, que vai de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017.

Um dos beneficiados no mercado é a Koerich, maior varejista catarinense. Com alta de 10% nas vendas nos meses de janeiro e fevereiro de 2016 com clientes argentinos, a previsão para esta temporada é que o crescimento seja de ao menos 12%. O otimismo veio depois da alta de 17% no comércio com argentinos apenas em dezembro do último ano.

Segundo a empresa, os produtos mais procurados pelos turistas do país vizinho são os smartphones, baratos se comparados com os preços na Argentina, além de utensílios portáteis que possam ser usados nas pousadas ou casas de aluguel em Santa Catarina, e depois levados para as terra natal, como liquidificador, chapinha e sanduicheira.

Ainda segundo a Koerich, o perfil de pagamento do turista argentino é fácil de ser identificado, sendo em sua maioria em dinheiro, ou então no cartão de crédito, à vista.

DADOS ANTERIORES
Segundo a Embratur, os turistas sul-americanos em Santa Catarina foram os que tiveram maior crescimento nas últimas temporadas de verão, englobando os meses de dezembro, janeiro e fevereiro: na temporada 2012/2013, aproximadamente 1 milhão de turistas de países da América do Sul visitaram o Estado catarinense, sendo cerca de 700 mil argentinos; já na temporada 2014/2015, dois anos depois, o número subiu para 1,45 milhão de turistas; destes, ao menos 1 milhão eram argentinos.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias