Movida

Janize Colaço   |   18/01/2017 13:11

Beltrão elege medidas do Mtur que vão impulsionar o setor

Com a marca histórica de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros em 2016, o ministro elencou uma série de medidas para impulsionar o setor.

Marluce Balbino
Com 100 dias à frente do Ministério do Turismo, Marx Beltrão elencou as medidas que deverão promover o setor
Com 100 dias à frente do Ministério do Turismo, Marx Beltrão elencou as medidas que deverão promover o setor
Com pouco mais de três meses à frente do Ministério do Turismo, Marx Beltrão comemora a série de medidas adotadas durante a sua gestão. Com a marca histórica de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros em 2016, o ministro elencou uma série de medidas realizadas para impulsionar o setor.

“Acredito que em pouco tempo tivemos importantes vitórias para o turismo brasileiro, mas precisamos avançar mais e garantir que o Turismo seja reconhecido como um importante segmento econômico e fundamental no desenvolvimento de riquezas para o país. E é pensando nisso, que estamos trabalhando uma pauta extensa para o ano”, afirma Beltrão.

Além de iniciar a discussão sobre a modernização da Lei Geral do Turismo, e assinar a liberação de R$ 391,5 milhões para obras de infraestrutura turística em todo o Brasil, o ministro também participou de eventos internacionais para divulgar o País como destino no cenário pós-Jogos Olímpicos e fortalecer parcerias estratégicas para o setor.

MEDIDAS EM ANDAMENTO
A fim de promover o Brasil internamente e externamente, o ministro ainda destacou as seguintes medidas que seguem em andamento:

  • Isenção unilateral de vistos: apesar de gerar polêmicas, o objetivo da medida seria o de aumentar o fluxo de visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, para além dos Jogos Olímpicos, realizados no Rio de Janeiro. Ela ainda será discutida no Congresso.
  • Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade: com previsão de investimento de R$ 5 milhões, o programa selecionará 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para um treinamento de até três meses no Reino Unido.
  • Abertura das unidades de conservação para a iniciativa privada: eleito número um do mundo em atrativos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ainda investe muito pouco em seus parques naturais. O MTur, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, discute a possibilidade de abrir a concessão da unidade de conservação à iniciativa privada.
PARA 2017
Para o primeiro semestre de 2017, o ministro ainda destaca o trabalho para o desenvolvimento de medidas a fim de desburocratizar o setor e, consequentemente, atrair mais turistas e gerar mais empregos e renda para o País.

Outra importante medida, segundo ele, é garantir um aumento do orçamento destinado à Pasta. “Para o orçamento de 2017, também já conseguimos o compromisso do governo em ampliar os recursos para conseguirmos investir mais”, conclui.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias