Renato Machado   |   04/01/2017 12:13

Brasil bate recorde de turistas estrangeiros em 2016

O Ministério do Turismo divulgou nessa quarta-feira números referentes à entrada de estrangeiros no Brasil. Alavancados pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o País observou um recorde na recepção de turistas de outras nações, to

Shutterstock
O Ministério do Turismo divulgou nessa quarta-feira números referentes à entrada de estrangeiros no Brasil. Alavancado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o País observou um recorde na recepção de turistas de outras nações, totalizando 6,6 milhões de visitantes – que deixaram um total de US$ 6,2 bilhões na economia brasileira (+6,2% se comparado a 2015).

Em 2016, o aumento no número de turistas foi de 4,8% em relação ao ano anterior. Dados que animam o ministro Marx Beltrão. Para ele, “se comparados com o contexto internacional, mostram que ainda podemos avançar muito, mas soubemos aproveitar os megaeventos que realizamos”.

Mesmo assim, Beltrão afirma que “ainda temos muita a fazer para aproveitar de forma eficiente o legado de imagem dos Jogos”. Como comparativo, o MTur destaca a evolução do Turismo na Inglaterra, país que sediou os jogos de 2012 e que cresceu em uma média de 5% nos anos seguintes.

A Argentina, mais uma vez, foi o país que mais trouxe turistas para o Brasil. Em 2016 foram 2,1 milhões de hermanos em terras brasileiras – número muito superior ao do segundo país na lista, os Estados Unidos, que terminaram o ano com 600 mil visitantes. O ranking é completado por Chile, Paraguai, Uruguai, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Espanha.

Os números do balanço foram baseados em dados do Banco Central, Polícia Federal e Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo.

Tópicos relacionados