Movida

Henrique Santiago   |   06/01/2017 12:55

Com pasta incerta, Florianópolis quer retomar cruzeiros

Turismólogo de formação há mais de 20 anos, especializado em tecnologia e também eventos e conselheiro estadual de Turismo de Santa Catarina. Com essa bagagem, o professor universitário Vinicius de Lucca Filho chega à secretaria de Turismo de Florian

Acervo Pessoal
Lucca Filho garante ser o primeiro secretário da capital com formação acadêmica em Turismo
Lucca Filho garante ser o primeiro secretário da capital com formação acadêmica em Turismo
Turismólogo de formação com mais de 20 anos de experiência, especializado em tecnologia e também eventos e conselheiro estadual de Turismo de Santa Catarina. Com essa bagagem, o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Vinicius de Lucca Filho chega à secretaria de Turismo de Florianópolis para dar outra cara ao segmento.

E sua tarefa não será nada fácil. Até o presente momento, a pasta pode ser agrupada com Pesca, Maricultura e Agricultura, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Instituto de Geração de Empregos e Oportunidades de Florianópolis (IGEOP). Mas nada está definido ainda.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, Lucca Filho diz que a definição precisa chegar ao gabinete do prefeito Gean Loureiro (PMDB) e, em seguida, ser aprovada na Câmara Municipal de Florianópolis. “O importante é que o setor seja privilegiado”, disse ele sobre o futuro da pasta. “O importante é ter força junto ao prefeito, e nós temos hoje”, completou.

Ao analisar precisamente os próximos quatro anos para o Turismo, o novo secretário se mostra interessado em protagonizar a retomada dos cruzeiros na região. Atualmente, apenas a região de Porto Belo recebe navios.

Para ele, a presença desse nicho na ilha reposiciona Florianópolis no mapa marítimo.
Acervo Pessoal

“Não podemos ver nossos vizinhos receberem cruzeiros transatlânticos e não participar. Temos de ser referência. Vamos sentar com entidades, buscar financiamento e utilizar parcerias com entidades privadas para viabilizar a construção de equipamentos e a viabilização operacional do processo, como Polícia Federal e Anvisa, e buscar os principais operadores de cruzeiros”, apostou.

Além da questão de infraestrutura, o dirigente quer Florianópolis cada vez mais ativa na captação de eventos e congressos. Segundo ele, a capital de Santa Catarina lista entre as dez mais do Brasil no ranking da International Congress & Convention Association (Icca). A recente inauguração do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira é uma das fichas guardadas para a cidade.

Perguntado sobre como espera entregar o cargo em 2020, Vinicius de Lucca Filho exprime suas vontades em duas palavras: mais profissional.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias