Movida

Leonardo Ramos   |   02/01/2017 14:47

Para MTur, 2016 foi "ano de conquistas" no Turismo

Foram destacados principalmente os Jogos Olímpicos e a redução do imposto sobre remessas ao Exterior.

Paulino Menezes
Casa Brasil recebeu 500 mil visitantes durante a Olimpíada
Casa Brasil recebeu 500 mil visitantes durante a Olimpíada
Em contraponto à grave crise financeira do País, o ano de 2016 trouxe grandes conquistas ao Turismo, segundo a avaliação do MTur. Foram destacados principalmente os Jogos Olímpicos e a redução do imposto sobre remessas ao Exterior. Além disso, o ministério termina o ano com boas estimativas para o verão, com a previsão de 73,4 milhões de viagens de dezembro do ano passado a fevereiro de 2017.

Segundo o balanço do MTur, somente no período de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o País recebeu 500 mil turistas do Exterior, gerando um aumento de 38% na receita cambial do turismo. Ainda segundo a pesquisa, as avaliações foram extremamente positivas: 87% dos entrevistados estrangeiros manifestaram o desejo de voltar ao Brasil, enquanto 94,2% dos brasileiros que visitaram o Rio demonstraram a intenção de voltar à cidade. A Casa Brasil, espaço montado pelo Governo Federal para a promoção do país durante as Olimpíadas, recebeu mais de 500 mil visitantes no decorrer dos jogos.

ISENÇÃO DE VISTOS
Uma das medidas adotadas para atrair maior público nos Jogos, a isenção temporária de vistos alcançou grande sucesso entre os quatro países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália). Cerca de 40 mil turistas das quatro nações visitaram o Brasil entre as datas de 28 de julho e 15 de agosto utilizando o benefício temporário, injetando um total de US$ 48,5 milhões na economia brasileira. Em outubro, reunião no Palácio do Planalto conduzida pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, autorizou a isenção do visto para os mesmos países pelo período de dois anos. A medida ainda precisa ser regulamentada.

Também foram apontadas realizações do MTur no ano de 2016, como o investimento de R$ 499 milhões em infraestrutura turística, entregando um total de 1.052 obras no país voltadas ao turismo, e a criação de guias para públicos específicos no turismo, como o LGBT, o idoso e o turista com deficiência.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias