Brunna Castro   |   12/01/2017 13:26

Sustentabilidade será foco do Turismo em Boa Vista

Com a reeleição da prefeita Teresa Surita (PMDB), o foco da gestão em Boa Vista é continuidade. Com uma nova gestão à frente da superintendência de Turismo e com a oportunidade de manter o trabalho por mais quatro anos, Alda Amorim aponta que o desafi

Com a reeleição da prefeita Teresa Surita (PMDB), a gestão em Boa Vista irá experimentar uma continuidade. Com uma nova gestão à frente da superintendência de Turismo e com a oportunidade de manter o trabalho por mais quatro anos, Alda Amorim aponta que o desafio agora é "fazer mais e melhor com menos". "Trata-se de um desafio econômico, de criatividade. A nossa prefeita é turismóloga, então ela sabe a importância do Turismo. Nós trabalhamos com o Turismo como atividade econômica e todos os setores da prefeitura respeitam o Turismo", afirma ela em entrevista ao Portal PANROTAS.
Divulgação
Alda Amorim, superintendente de Turismo de Boa Vista
Alda Amorim, superintendente de Turismo de Boa Vista

Segundo Alda, a gestão anterior teve como foco um caráter estruturante, uma vez que não havia um plano de turismo para a cidade. Com a definição do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, construído em parceria com o trade, a expectativa é de que a gestão seja feita com mais planejamento e controle por parte dos órgãos ambientais.

Ainda aguardando a homologação por parte do Ministério do Turismo, o plano deverá ser posto em prática a partir de maio de 2017, com vigência de dez anos. "Homologado ou não, com o plano já sentimos diferença, uma vez que ouvimos muito o trade e as partes envolvidas antes das execuções. Esse plano, portanto, já interfere em nosso trabalho", explica Alda. Com a homologação do MTur, a superintendência terá um instrumento que facilita o financiamento e a consultoria por parte do órgão federal.

A sustentabilidade aparece com destaque no segmento turístico do município, uma vez que grande parte das atividades do setor em Boa Vista estão ligadas à natureza. "Nós trabalhamos com o ecoturismo, esportes radicais, observação de aves é o nosso forte, temos reservas com mais de 500 especies de pássaros, turismo de pesca, caminhadas na mata, mergulho, turismo em comunidades indígenas. Ou seja, o turismo em Boa Vista é totalmente ligado à natureza", afirma Alda.

A superintendente ainda destaca a revitalização de mais de 50 espaços públicos durante a gestão anterior. Mas, segundo ela, ainda é preciso inovar em estrutura, dar mais conforto em grandes eventos, investir na manutenção de grandes espaços e conscientizar a população sobre a conservação dos espaços públicos. Além disso, a sinalização turística, alvo de muitas reclamações, deverá ser atualizada no primeiro da nova gestão.

Tópicos relacionados