Movida

Leonardo Ramos   |   11/04/2017 16:56

MTur: 59,8% consideram Turismo mal aproveitado no País

Estudo realizado pelo MTur revelou ainda que 8 em cada 10 brasileiros acreditam que o potencial turístico do País é de médio para muito alto, e 79,7% apontam que gostariam de passar as próximas férias em destinos nacionais.

Jhonatan Soares
Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, os resultados da pesquisa demonstram a importância do plano Brasil Mais Turismo, anunciado nesta terça
Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, os resultados da pesquisa demonstram a importância do plano Brasil Mais Turismo, anunciado nesta terça

Foram ouvidas mais de duas mil pessoas, todas com pelo menos 16 anos e em todas as regiões do País, de capitais a cidades do interior, entre 17 e 23 de março deste ano. E o resultado da pesquisa, realizada pelo Ministério do Turismo, é claro: o Brasil tem um enorme potencial a ser explorado no setor do turismo, mas deve aproveitar melhor seu patrimônio.

Buscando medir a percepção da população em relação ao segmento, a pesquisa descobriu que oito em cada dez brasileiros acreditam que o potencial turístico do Brasil é de médio para muito alto; esse potencial, porém, é mal aproveitado, pelo menos para 59,8% dos entrevistados. Mesmo assim, o País ainda é visado pela maioria para suas viagens: 79,7% apontam que gostariam de passar as próximas férias em destinos nacionais.

Questionados sobre as condições de Turismo no país, 47% afirmaram considerarem boas ou ótimas, 37,6% regulares, e 11,4%, ruins ou péssimas. Quase metade dos entrevistados (49%) revelaram ainda que viajam a Turismo pelo menos uma vez por ano dentro do País.

BENEFÍCIOS
Para o público entrevistado, os benefícios que podem ser alcançados através do Turismo são muitos: 59% dos entrevistados acreditam em uma impulsão da economia e dos negócios através do segmento, e 27,4% consideram o setor um gerador de empregos.

AÇÕES NECESSÁRIAS
Muitas são as ações que a população vê como positivas para ajudar no setor, sendo que a criação de novos portos para cruzeiros marítimos, a exploração de parques nacionais pela iniciativa privada e o incentivo para a vinda de grandes parques de diversões estão entre as medidas mais apoiadas.

A pesquisa revelou ainda que a população enxerga como necessária a promoção dos destinos turísticos, tanto no quesito nacional, que ficou com nota 8,4 de dez na questão da necessidade de maior promoção, quanto internacional, que alcançou a nota 7,8.

PACOTE DE MEDIDAS: BRASIL MAIS TURISMO

“Esses dados só reforçam a necessidade de investirmos nesse setor para alavancar a economia brasileira e a importância do pacote de medidas Brasil Mais Turismo, que lançamos nesta terça-feira”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Para o MTur, “as medidas anunciadas vão alavancar a economia nacional por meio do Turismo, com soluções técnicas para gargalos históricos, foco no aumento do número de viajantes nacionais e estrangeiros e ações para melhorar destinos nacionais e gerar emprego e renda”.

Um dos quesitos mais abordados no plano Brasil Mais Turismo, por exemplo, foi o investimento na conectividade aérea, que teve grande apoio da população na pesquisa: o aumento do número de companhias aéreas em operação no Brasil foi apoiado por 73% dos entrevistados, enquanto dois terços (cerca de 66,6%) aprovam a abertura do mercado nacional a empresas estrangeiras.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias