Brunna Castro   |   24/07/2017 18:02

Confiança de empresários do comércio tem leve queda

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 101,5 pontos em julho – o que representa uma leve queda de 0,9% em comparação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 101,5 pontos em julho – o que representa uma leve queda de 0,9% em comparação com o mês anterior na série com ajuste sazonal.

A entidade aponta que, apesar da redução, o índice segue na zona positiva (acima dos 100 pontos), o que indica otimismo dos comerciantes. Na base de comparação anual, o indicador da CNC teve aumento de 16,7%.

“O acirramento da crise política reduziu a confiança dos comerciantes nos dois últimos meses, uma vez que predominam incertezas quanto à velocidade do ajuste fiscal. Sinais de retomada gradual das vendas do varejo no curto prazo, no entanto, fortalecem o cenário de um desempenho mais favorável do comércio em 2017”, destacou a economista da CNC, Izis Ferreira.

Um dos subíndices do estudo da CNC destaca que a proporção de comerciantes que avaliam que o desempenho do comércio está melhor do que há um ano aumentou: em julho de 2017, foram 35,7% ante 16,2% em julho de 2016.

O único item na zona positiva (acima dos 100 pontos do corte de indiferença) foi o subíndice que mede as expectativas do empresário do comércio. O valor cresceu 1,1% em relação a junho e 4,9% na comparação com julho de 2016.

Tópicos relacionados