Da Redação   |   14/09/2017 08:32

Inadimplência do consumidor tem queda de 3,1% em agosto

A inadimplência do consumidor caiu 3,1% em agosto, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, considerando a avaliação com ajuste sazonal. Na análise acumulada em 12 meses, de setembro de 2016 a agosto deste ano frente aos 12 meses antecedentes) houve retraç&

Pixabay
A inadimplência do consumidor caiu 3,1% em agosto, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, considerando a avaliação com ajuste sazonal.

Na análise acumulada em 12 meses, de setembro de 2016 a agosto deste ano frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 2,1%.

No acumulado no ano, a inadimplência ainda apresenta diminuição de 1% ao ser comparada com mesmo período do ano anterior. Em relação ao resultado ante o mesmo mês de 2016, o indicador apresentou queda de 3,7%.

Por regiões, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu queda nas regiões Sudeste (-3,8%), Nordeste (-2,4%) e Norte (-0,8%), enquanto nas regiões Centro-Oeste e Sul houve crescimento de 0,2% e 2,8%, respectivamente.

ANÁLISE
De acordo com o instituto, as adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias e, com isso, o consumo foi inibido e contribuiu para a diminuição do fluxo de inadimplência.

Com a perspectiva mantida de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2017, aponta o Boa Vista SCPC.

Tópicos relacionados