Marcos Martins   |   18/09/2017 14:32

Nordeste lidera intenção de viajar do brasileiro, diz MTur

Pesquisa do Ministério do Turismo revelou também o aumento na intenção de viagem para o Sul do Brasil

Divulgação/ Embratur
Jericoacoara, no Ceará
Jericoacoara, no Ceará
De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo realizada em agosto, os Estados do Nordeste deverão ser os mais visitados do País nos próximos seis meses. A região foi indicada como destino de 50,7% dos brasileiros que pretendem viajar no período. Os estados do Sul devem receber 18,5% dos potenciais viajantes, ocupando a segunda colocação na preferência do turista doméstico.

Pela primeira vez, em 11 meses, o Sul superou o Sudeste como destino de preferência dos entrevistados nas sete maiores capitais do Brasil. Os atrativos do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sendo promovidos, no momento, em campanha publicitária do Ministério do Turismo. Com o lançamento da versão 2017 do Mapa do Turismo Brasileiro, a região ampliou o número de municípios com potencial para o desenvolvimento do Turismo em quase 30% com perspectiva de ampliação da oferta de atrativos.

“O Brasil tem um enorme potencial para receber turistas o ano todo. Temos opções de sol e praia, turismo de natureza, gastronomia, cultura. No Ministério do Turismo, temos investido em promoção, melhoria da infraestrutura e qualificação da força de trabalho para apoiar os estados a receber cada vez melhor os turistas”, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

No Sudeste, destinos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo devem receber a visita de 17,3% dos brasileiros que planejam viajar até fevereiro de 2018. O mapa da região foi redesenhado e ampliado em 77%, com a incorporação de 496 novos municípios com inclinação para o Turismo. O Norte e o Centro-Oeste receberão 4,2% e 9,3%, respectivamente. As duas regiões também ampliaram o número de destinos no Mapa gerenciado pelo MTur.

Além disso, houve estabilidade no desejo de viajar para os próximos seis meses na relação com a agosto do ano passado. Em 2016, 21,4% dos brasileiros manifestaram perspectiva de viagem, número que alcançou 21,7% este ano. A pesquisa é realizada em Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre que, juntas, respondem por 70% do fluxo de Turismo doméstico.

Tópicos relacionados