Karina Cedeño   |   29/09/2017 14:10

SP será capital ibero-americana de cultura gastronômica

Os restaurantes da cidade passarão a incluir em seus menus pratos e bebidas de 22 países do mundo


Emerson Souza
Guillermo Alcorta (PANROTAS), Rafael Ansón (Academia Iberoamericana de Gastronomia, Enio Miranda (Academia Brasileira de Gastronomia) e Guilherme Alcorta (PANROTAS)
Guillermo Alcorta (PANROTAS), Rafael Ansón (Academia Iberoamericana de Gastronomia, Enio Miranda (Academia Brasileira de Gastronomia) e Guilherme Alcorta (PANROTAS)
São Paulo receberá, no ano que vem, o título de capital ibero-americana de cultura gastronômica, título dado pela Academia Iberoamericana de Gastronomia, cujo presidente, Rafael Ansón, está no Brasil para divulgar o fato.

Isso significa que a cidade receberá diversos tipos de eventos neste período, como os “jogos olímpicos gastronômicos”, que envolverão diversas modalidades de competição, como melhor bartender, melhor sommelier, melhor cozinha tradicional, melhor cozinha criativa, entre outros. Outra ação será uma página exclusiva para o evento, a Gastro Marca Brasil, que já existe em países como a Espanha e trará informações relacionadas a restaurantes, tipos de alimentos e pratos existentes no País.

Os restaurantes de São Paulo também passarão a incluir em seus menus pratos e bebidas de 22 países do mundo. "A gastronomia do Brasil é muito rica e por meio desse evento conseguiremos difundi-la de forma mais abrangente, permitindo também, por meio do site, que pessoas de outras regiões do mundo conheçam mais sobre os pratos típicos do Brasil”, ressalta Ansón.

“Muitos turistas viajam motivados pela gastronomia, e exemplo disso é que dos 84 milhões dos turistas que vão à Espanha, 15 milhões são motivados pela gastronomia local”, conta Ansón. Antes de chegar a São Paulo, o evento já passou por cidades como Córdoba (Espanha), Guanajuato (México) e Buenos Aires, e chegará futuramente a Miami (EUA), Madri e Lima.

Tópicos relacionados