Roberta Queiroz   |   24/11/2016 16:51

Compra no Exterior poderá ser paga com câmbio do dia

O Banco Central (BC) autorizou o pagamento de valores em dólar das faturas dos cartões de crédito pelo câmbio do dia da compra ou, então, pelo da data do vencimento da conta. Na prática, a Circular 3.813, assinada ontem (23), permite que o cliente calcule o

O Banco Central (BC) autorizou o pagamento de valores em dólar das faturas dos cartões de crédito pelo câmbio do dia da compra ou, então, pelo da data do vencimento da conta. Na prática, a Circular 3.813, assinada ontem (23), permite que o cliente calcule o valor da fatura com antecedência e sem depender da cotação do dólar na época do vencimento da fatura.

Informações do G1 indicam que as novas opções do BC “estão condicionadas à oferta pelo emissor do cartão e à aceitação do cliente" e que a opção de pagamento pelo valor equivalente em reais na data do pagamento da fatura será mantida. Antes desta norma, o viajante brasileiro que realizava compras em outros países por meio do cartão internacional era obrigado a pagar pela compra conforme a cotação da moeda na data da fatura.

As formas de pagamento para aquisição de bens e serviços no Exterior por meio de empresas que prestem serviço de pagamento internacional de comércio eletrônico também foram ampliadas, segundo o Exame. A partir de agora, transferência bancária e cartão de uso doméstico também poderão ser utilizados. Isso significa que os consumidores poderão utilizar cartão de crédito nacional para compras em sites estrangeiros.


*Fonte: Exame e G1

Tópicos relacionados