Diego Verticchio   |   09/08/2016 12:35

Temporada de cruzeiros reduz novamente e terá 7 navios

A temporada de cruzeiros 2016/17 começa no dia 21 de novembro e terá apenas sete navios navegando pela costa brasileira, três a menos do que na última temporada. Este total representa o menor número de navios desde o boom de cruzeiros marítimos registrado no


Marluce Balbino

A temporada de cruzeiros 2016/17 começa no dia 21 de novembro e terá apenas sete navios navegando pela costa brasileira, três a menos do que na última temporada. Este total representa o menor número de navios desde o boom de cruzeiros marítimos registrado no início da última década.

Ao todo, os sete navios serão operados por quatro empresas diferentes: Costa Cruzeiros (Costa Fascinosa e Costa Pacífica), MSC Cruzeiros (MSC Preziosa, MSC Musica e MSC Orchestra), Pullmantur (fretado pela CVC, que trará o Sovereign) e NCL (NCL Sun).

Os navios navegarão até 18 de abril e farão 108 roteiros passando por 26 destinos na América do Sul. Ao todo serão 381 mil leitos ofertados – este número já ultrapassou 800 mil.

Segundo o presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz, os motivos pela redução já são conhecidos e estão sendo trabalhados e a perspectiva é que na temporada 2017/18 os números voltem a subir.

“Estas temporadas são definidas com cerca de dois anos de antecedência. Para 17/18 a expectativa é ter um ou dois novos navios e a partir das outras temporadas voltar a ter aquele boom”, acredita Ferraz, que participou hoje do Cruise Day, da Abav-Rio, onde lançou a nova temporada para agentes de viagens cariocas.

NO MUNDO
Enquanto Brasil navega contra a maré, o setor segue a bombordo. Este ano a previsão é que 24.2 milhões de passageiros façam viagens de cruzeiros pelo mundo. Para este ano estão sendo construídos 27 novos navios, totalizando 28 mil leitos. Segundo a Abremar, estão sendo investidos US$ 6,5 bilhões em novos navios.

Tópicos relacionados