Renato Machado   |   21/09/2016 17:23

Cruzeiros fluviais apostam em roteiros mais ativos

Os cruzeiros fluviais ao redor do mundo estão, lentamente, mudando de cara. Se antes eram um itinerário quase que exclusivo de casais da terceira idade, as companhias que realizam estas viagens demonstram querer abrir suas embarcações para novos perfis de viajantes.

Divulgação
Os cruzeiros fluviais ao redor do mundo estão, lentamente, mudando de cara. Se antes possuíam itinerários quase que exclusivos de casais da terceira idade, agora novos perfis de viajantes estão querendo embarcar nessa. Pelo menos é o que as companhias apostam.

Para isso, vem crescendo o número de rotas e itinerários que oferecem atividades mais fisicamente exigentes do que o costumeiro passeio pelas cidades. Em geral, o passeio mais comum para os passageiros ativos é projetado para ser traçado de bicicleta.

Uma das pioneiras na atividade foi a Amawaterways, que em seus navios fornece a seus hóspedes bicicletas e equipamentos de segurança em todas as paradas. Apesar do número limitado de bikes, em caso de superlotação a própria companhia aluga bicicletas extras em agências locais garantindo que ninguém fique de fora.

Outra opção é oferecida pela Scenic Cruises. Além de tours guiados com bicicletas comuns, a empresa também oferece modelos mecânicos que auxiliam o pedalar – com acompanhamento de um carro de suporte.

“Há seis ou sete anos, nós começamos a oferecer o serviço com bicicletas elétricas em nossos barcos e nós ainda a temos para passageiros com menor mobilidade. Essa é uma resposta às necessidades dos nossos clientes”, afirma o diretor para os Estados Unidos, Bill Spaeth, em entrevista ao Travel Market Report.

De acordo com Spaeth, no passado, “as viagens eram menos ativas, menos imersivas, onde o barco era utilizado apenas como um hotel flutuante e um centro de entretenimento. Quando entramos no mercado, em 2008, o produto já estava evoluindo rapidamente para algo mais ativo e imersivo”.

A mudança de perfil é novamente notada a bordo da Amawaterways. A parceria da companhia com a Adventures by Disney criou um produto voltado para a família, com a possibilidade de quartos anexos. Além disso, dentre as atividades disponíveis há tirolesas, cavalgadas, canoagem e, claro, tours de bike. Na próxima temporada o Adventures by Disney navega nos rios Danúbio (Ama Viola) e Reno (Ama Kristina).

Tópicos relacionados