Marcos Martins   |   28/09/2017 12:55

Veja o raio-x dos cruzeiros na temporada 2016/2017

Setor gerou 25.279 postos de trabalho com 358 mil embarques de cruzeiristas no Brasil

Divulgação/MSC
MSC Musica fez roteiros na última temporada
MSC Musica fez roteiros na última temporada
????Durante a temporada que teve início em novembro de 2016 e terminou em abril deste ano, os cruzeiros marítimos movimentaram R$ 1,6 bilhão na economia brasileira, uma queda de 15,9% em comparação ao período de 2015/2016.

As informações são do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado pela Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O número inclui os gastos diretos e indiretos das companhias marítimas e também os gastos de cruzeiristas e tripulantes. Desse total, R$ 752 milhões foram gerados pelos gastos das armadoras com combustíveis, taxas portuárias e impostos, compras de suprimentos, comissionamento de agências de viagens e operadoras de Turismo, água e lixo, salários pagos, além de custos com Marketing, escritório, entre outros.

Os gastos totais de cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos de embarque-desembarque e trânsito, que incluem compras de passeios turísticos, suvenires, alimentos e bebidas e transporte durante, antes e/ou depois da viagem, foram de R$ 855 milhões.

O número de embarques na temporada foi de 358 mil cruzeiristas, 35,2% menor que o período 2015/2016. Essa diminuição se deve ao momento desfavorável da economia brasileira e à consequente redução de participação do mercado doméstico neste segmento.

O levantamento mostra que o turista gastou, em média, R$ 2,1 mil com a compra de um cruzeiro marítimo, e o tempo médio da viagem foi de seis dias. Além disso, o estudo aponta que cada viajante gastou, em média, R$ 559,80 nas cidades de escala.
Divulgação/ Costa Cruzeiros
Costa Pacifica navegou pelo litoral brasileiro
Costa Pacifica navegou pelo litoral brasileiro
NOVOS EMPREGOS
Foram gerados 25,2 mil postos de trabalho na economia brasileira, sendo 1.935 foram de tripulantes dos navios e outros 23,3 mil empregos diversos, de forma direta, indireta e induzida, motivados pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas, além dos gerados na cadeia produtiva de apoio ao setor.

DESTINOS
Cerca de 86,2% dos entrevistados deseja realizar uma nova viagem de cruzeiro, e quando questionados sobre o destino de preferência no País, 58,1% deles informaram o Litoral Nordeste, seguido pela Costa Sul, com 16% da procura. Em relação ao exterior, 37,7% dos cruzeiristas definiram o Caribe como preferência de viagem (seguido da Europa), com 36,4%.

PERFIL
Os resultados da pesquisa destacam que a indicação de amigos e parentes (28,8%) e os preços baixos (12,1%) foram os principais fatores de influência na decisão de fazer uma viagem de cruzeiro. Quanto à frequência, 51,7% das pessoas realizaram a primeira viagem de navio, enquanto os 48,3% restantes já haviam viajado, três vezes em média, de cruzeiro.

Desse público, 90,9% reside no Brasil, sendo a maioria do Estado de São Paulo (54,9%), seguido pelo Rio de Janeiro (16%) e Minas Gerais (6,3%). Entre os estrangeiros, destaca-se a Argentina (9,1%), com 55% dos pesquisados.

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