Raphael Silva   |   15/05/2015 14:43

Coord. da Clia Abremar diz "Nordeste será o novo Caribe"

A visita da Clia Abremar Brasil a Salvador, na Bahia, finalizou o giro pelos portos da região nordeste do País. Em sua apresentação, o presidente Marco Ferraz apresentou o momento do mercado de cruzeiros marítimos e destacou a proximidade entre o Nordeste e o Caribe, região que recebe a maior...

A visita da Clia Abremar Brasil a Salvador, na Bahia, finalizou o giro pelos portos da região nordeste do País. Em sua apresentação, o presidente Marco Ferraz apresentou o momento do mercado de cruzeiros marítimos e destacou a proximidade entre o Nordeste e o Caribe, região que recebe a maior quantidade de navios no mundo, 35%.

"Nosso objetivo é trazer navios para o Nordeste, visto a quantidade de dias de sol que temos aqui, para escalas teste. Depois, algumas paradas, avançando para a permanência dos cruzeiros durante meses e, quem sabe, ampliar para 365 dias do ano", disse Marco Ferraz.

Para a coordenadora do GET de Infraestrutura da Clia Brasil, Marcia Leite a região tem um potencial imenso. “No que depender dos esforços da Clia Abremar Brasil o Nordeste, com infraestrutura adequada e custos atrativos será, para o setor dos cruzeiros marítimos, o novo Caribe”, contou a coordenadora.

O abatimento de impostos, a exemplo do que ocorre com a isenção de PIS/COFINS das empresas aéreas para combustíveis, foi um dos assuntos colocados pelo Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, que disse requerer uma contrapartida por parte das armadoras. “Se o passageiro for bem recebido e a cidade estiver estruturada, esse turista volta ao destino. Os cruzeiros são uma vitrine, uma amostra grátis para nós e todas as localidades que têm a possibilidade de receber os navios”, completou.

Tópicos relacionados