Movida

Roberta Queiroz   |   24/08/2015 10:02

ES deve voltar à rota de cruzeiros nacionais em 2017

O Espírito Santo está se preparando para colocar Vitória de volta ao mapa de cruzeiros pelo Brasil. Previsto para o verão de 2017, o retorno virá como produto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado, a prefeitura da capital capixaba e a iniciativa privada.

O Espírito Santo está se preparando para colocar Vitória de volta no mapa de cruzeiros de grande porte pelo Brasil. Previsto para o verão de 2017, o retorno virá como produto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado, a prefeitura da capital capixaba e a iniciativa privada.

Há três anos o Estado não recebe embarcações nacionais, já que navios de grande porte foram proibidos de passar pelo estreito canal de acesso ao Porto de Vitória. A proposta, agora, é trocar o local de ancoragem dos cruzeiros, que passarão para a região da Praça do Papa, situada na Enseada do Suá, a cerca de seis quilômetros do antigo local.

Segundo o secretário de Turismo do Estado, José Sales Filho, a Praça do Papa é uma região estratégica para receber turistas. “É uma área que facilita o deslocamento e que está muito próximo de grandes atrativos turísticos, como o Horto Mercado, o centro de visitação do Projeto Tamar, o Shopping Vitória, as praias da Ilha do Boi e da Praia do Canto, além do complexo cultural Cais das Artes, que será inaugurado no próximo ano”, disse.

Filho ainda ressalta que o novo local não exige a construção de uma grande estrutura de terminal de turistas. A ideia é que os navios fiquem ancorados no mar e que os turistas alcancem terra firme com o auxilio de pequenos barcos.

ECONOMIA
O resultado em cifras veio na fala do presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar), Marco Ferraz. O executivo estima que a volta dos transatlânticos deve injetar cerca de R$ 20 milhões na economia do Espírito Santo. A expectativa é que cerca de 100 mil turistas passem pelo local em apenas em uma temporada.

“Em um País com mais de sete mil quilômetros de costa, apenas 17 destinos são visitados. Precisamos transformar o Brasil em um País mais competitivo. O mercado está crescendo e precisamos estar prontos para receber cruzeiristas de todo o mundo, que estão em busca de novos destinos”, argumentou.

HISTÓRICO INTERNACIONAL
De acordo com o estudo da Secretaria de Turismo local, na temporada 2014/2015 Vitória recebeu quase três mil tripulantes e passageiros estrangeiros em escalas de rotas internacionais. Desses, 21% eram americanos e 16% canadenses. A maioria tinha acima de 60 anos (75,3%) e quase todos estavam conhecendo a cidade pela primeira vez (97,8%).

No início deste ano, o Porto de Vitória recebeu o navio MS Maasdam, uma das bandeiras da Holland American Line, e o modelo Seabourn Quest, da Seabourn.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias