Felipe Niemeyer   |   27/05/2009 11:02

Favela da Rocinha (RJ) cria Fórum de Turismo

Após o Estudo das Potencialidades Turísticas da Rocinha coordenado pelo Sebrae-RJ, moradores perceberam a necessidade de desenvolver o turismo de forma sustentável.

Conhecida como a maior favela da América Latina, a Rocinha, no Rio de Janeiro, tem crescido em outros aspectos. Após o Estudo das Potencialidades Turísticas da Rocinha coordenado pelo Sebrae-RJ, moradores perceberam a necessidade de desenvolver o turismo de forma sustentável, valorizando a cultura local e qualificando produtos e serviços. Por isso, instituíram o Fórum de Turismo da Rocinha, cuja posse da Secretaria Executiva ocorrerá no dia 1º de junho, às 10h, na quadra da Acadêmicos da Rocinha.

Visitas turísticas à comunidade já fazem, há anos, parte do roteiro da cidade. Turistas estrangeiros e domésticos buscam pacotes em agências para conhecer de perto a realidade do local, o estilo de vida dos moradores e a cultura local, além de admirar a paisagem. Mas nem sempre a renda gerada pelos visitantes fica na comunidade. Por isso os moradores, entre eles comerciantes, artistas e empreendedores em geral, sentiram a necessidade de propor uma nova alternativa de gestão para o turismo local, gerando renda para a população.

A Secretaria Executiva do Fórum de Turismo da Rocinha foi eleita por moradores e também é formada por habitantes da comunidade. O fórum foi criado para ser um observador e proponente de ideias relacionadas ao setor turístico, voltadas para a população da Rocinha. Trabalhos, como a elaboração de roteiros, já foram iniciados e serão formalizados por meio da cerimônia de posse da Secretaria Executiva.

Tópicos relacionados