Gabriel Guirão   |   23/07/2009 12:25

Uruguai quer 500 mil brasileiros e devolverá taxas

O Ministério de Turismo, Câmara e operadores receptivos do Uruguai promoveram hoje, em São Paulo, um seminário seguido de workshop para apresentar os roteiros de 2009-2010 do destino. Destino quer 500 mil brasileiros em 2009 e devolverá taxas para estrangeiros.

O Ministério de Turismo, a Câmara de Turismo e operadores receptivos do Uruguai promoveram hoje, em São Paulo, um seminário seguido de workshop, para apresentar os roteiros de 2009-2010 do destino. Estiveram presentes 190 profissionais, sendo 160 brasileiros, 26 empresas uruguaias e quatro autoridades. “Estamos no Brasil para fortalecer nossa imagem e mostrar que o Uruguai não é apenas Montevidéu. Temos muito mais destinos para oferecer aos brasileiros”, disse o diretor da Câmara de Turismo, Alberico Saldivia, que também representa a Carlson Wagonlit na capital do país.

Uma grande aposta para atrair mais turistas começa nesta segunda-feira (dia 27). O assessor do MTur uruguaio, Benjamín Liberoff, explicou que a partir desta data as taxas cobradas na compra de produtos serão devolvidas, no mesmo modelo europeu e norte-americano.

De acordo com a secretária técnica do Ministério do Turismo, Mariella Volppe, o número de turistas no ano passado cresceu aproximadamente 20% em relação a 2007. “O Brasil não tem um teto para número de turistas que podemos receber. Em 2008, recebemos 300 mil brasileiros graças a nossa promoção e aos voos da Pluna, Tam e Gol”, revelou a dirigente. No total, o país recebeu cerca de dois milhões de turistas – 91% entre brasileiros (14%) e argentinos (77%) e 9% de outras localidades – no ano passado, sendo que 250 mil entraram por meio de cruzeiros. Os brasileiros que mais viajam para o Uruguai são os gaúchos, seguidos dos paulistas e curitibanos.

Além disso, Benjamín Liberoff disse que o país está investindo intensamente em melhorias para a infraestrutura de diversas regiões. “Estamos finalizando as obras de um novo terminal para o Aeroporto Internacional de Carrasco [em Montevidéu], vamos inaugurar, em setembro, um novo terminal para o Porto de Colônia Del Sacramento, e está prevista também um centro de convenções”, pontuou.

O próximo evento para incentivar o fluxo de brasileiros, já que a meta para este ano é receber 500 mil, será em Porto Alegre, em setembro. “Vamos participar este ano também da Feira das Américas e do Festival de Turismo de Gramado para fortalecer ainda mais nossa imagem”, complementou Mariella Volppe. Ao térmiono do evento, foram sorteadas passagens aéreas, hospedagens e cursos de espanhol.

Tópicos relacionados