Claudio Schapochnik   |   08/10/2009 12:10

Paratur realiza pesquisa de demanda do Círio 2009

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com as faculdades Pan Amazônica e Ipiranga, promove Pesquisa da Demanda Turística do Círio de Nazaré 2009, nos dias 10 e 11 de outubro

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com as faculdades Pan Amazônica e Ipiranga, promove Pesquisa da Demanda Turística do Círio de Nazaré 2009, nos dias 10 e 11 de outubro em Belém, ao longo do trajeto das procissões da festividade religiosa. Ao todo serão 40 pesquisadores fazendo o trabalho de campo em pontos estratégicos como o Centro Arquitetônico de Nazaré e Praça da República, entre outros.

Entre os principais dados estatísticos levantados estão: número de turistas que participam do evento religioso, quais os principais mercados emissores, principal faixa etária, renda mensal, gasto médio, meio de hospedagem e de transporte mais utilizados, se existe desejo de retornar a cidade e/ou conhecer outros municípios próximos da capital etc.

No ano passado, a pesquisa realizada pela Paratur constatou como maiores mercados emissores os Estados do Maranhão (17,9%), São Paulo e Ceará (empatados com 15,3%), Rio de Janeiro (14,9%) e Amazonas (12,8%), principalmente na faixa etária entre 35 anos e 50 anos, com renda mensal de R$ 480 a R$ 1.560. O meio de hospedagem mais utilizado são as casas de amigos e parentes com 54,7%, enquanto que a principal forma de transporte continua a ser o avião com 38,7%, seguido de perto pelo ônibus com 35,3%.

Tópicos relacionados