Artur Luiz Andrade   |   02/11/2009 12:21

1 em cada 4 estrangeiros que vão ao Rio é turista GLS

Segundo estudo da UniverCidade 25% dos três milhões de turistas internacionais que visitam o Rio de Janeiro anualmente pertencem ao segmento GLS, um dos mais importantes para a cidade.

Essa foi a conclusão do estudo preliminar feito pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, da UniverCidade e Planet Work, com apoio da Fundação Cesgranrio nos meses de julho a setembro, e que ouviu 700 turistas estrangeiros que visitavam o Rio de Janeiro.

Segundo o estudo 25% dos três milhões de turistas internacionais que visitam o Rio de Janeiro anualmente pertencem ao segmento GLS, um dos mais importantes para a cidade.

Eles ficam em média cinco dias no destino, e como esperado, gastam US$ 140 por dia ou o dobro de um turista convencional.

HOSPEDAGEM
Desses visitantes, 65% viajam sozinhos e 35% acompanhados. Impressionantes 80% hospedam-se em hotéis quatro ou cinco estrelas, 10% alugam apartamento, o que demonstra fidelidade com a cidade (apenas 40% visitavam o Rio pela primeira vez), e 10% se hospedam em albergues, outro segmento bastante significativo na Cidade Maravilhosa.

O QUE VISITAM
Os atrativos turísticos preferidos são o bairro de Ipanema, reconhecido point GLS da cidade, a Lapa, a Floresta da Tijuca, o Corcovado, o Pão de Açucar, a discoteca Le Boy, outro destaque na noite GLS, e o Jardim Botânico.

QUEIXAS
As maiores queixas desse público são: falta de informação turística GLS da cidade, limpeza, sinalização turística e segurança.

PONTOS FORTES
Já os principais pontos positivos são: as belezas naturais da cidade, população não preconceituosa (com locais gay friendly e sem hostilidade aos gays, tanto que há points tradicionais, como o de Ipanema), gastronomia, prestação de serviço e beleza dos cariocas, o que é favorecido pelo ambiente descontraído da praia.

MERCADOS EMISSORES
Europa - 45%
América do Norte - 25%
América do Sul - 15%
Ásia - 10%
Outros - 5%

PERFIL
50% tem entre 20 e 35 anos; 30%entre 36 e 51 anos; 20% mais de 52 anos.

65% tem curso superior; 30% curso médio e 5% ensino fundamental.

40% veio ao Rio pela primeira vez
28% já veio pelo menos 1 vez
20% já veio pelo menos 2 vezes
12% já veio pelo menos 3 vezes

25% desse público GLS é formado por mulheres.

Oitenta por cento chegou ao Rio por conta própria e 20% ajudado por uma agência de viagens.

SATISFAÇÃO
80% gostaram da cidade
20% não gostaram



Tópicos relacionados