Renê Castro   |   26/01/2010 22:54

Reino Unido treina agentes para evitar recusa de vistos

O consulado britânico em São Paulo reuniu profissionais de turismo no Centro Brasileiro Britânico, na capital paulista, para o relançamento do sistema de emissão de visto Student Express

O consulado britânico em São Paulo reuniu profissionais de turismo no Centro Brasileiro Britânico, na capital paulista, para o relançamento do sistema de emissão de visto Student Express (veja fotos do evento no link “Álbum”). O projeto, elaborado pela Agência de Fronteiras do Reino Unido (UK Border Agency), chegou ao Brasil em maio do ano passado (em fase piloto) com o intuito de simplificar o processo de solicitação do documento. Esta tarefa foi entregue às agências e operadoras de viagens, que, depois de uma série de treinamentos, puderam seguir as regras para a emissão do visto.

Durante o discurso de apresentação do sistema, o cônsul geral britânico de São Paulo, Martin Raven, se mostrou satisfeito com os resultados obtidos até o momento. Quando o projeto começou, 11 agências estavam capacitadas, hoje, oito meses depois, este número saltou para 36 empresas credenciadas, um crescimento, para ele, bastante satisfatório.

“Nosso principal problema com o estudante brasileiro era justamente no momento da solicitação da autorização de entrada no Reino Unido. Não recebíamos a lista completa de documentos, os formulários não eram preenchidos corretamente. Mesmo tendo uma alta aceitação nas solicitações (para os solicitantes que estavam com a documentação em ordem), observamos que poderíamos ir além e conquistar mais visitantes interessados em nossas instituições de ensino. E para isso, uma das estratégias adotadas foi a capacitação dos agentes de viagens para que o cliente pudesse ser melhor orientado”, analisou Raven, explicando que as empresas cadastradas no Student Express usufruem de uma série de benefícios no momento da solicitação do visto, como, por exemplo, prioridade na avaliação da documentação. Há casos em que os processos podem ser finalizados em até 48 horas após o recebimento da solicitação. “Estamos em busca dos estudantes legítimos, que se interessam pelo país e pelo que ele pode proporcionar de aprendizado e qualidade de ensino”, completou o dirigente.

Hoje foi realizado mais um treinamento para as agências paulistas. Amanhã (quarta, dia 27), as atividades continuam durante todo o dia. No próximo dia 29, a Agência de Fronteiras do Reino Unido estará no Pestana Rio de Janeiro para capacitar as agências cariocas.

Saiba mais sobre sobre Student Express no site UK in Brazil.

Tópicos relacionados