Claudio Schapochnik   |   16/04/2012 15:56

Tiradentes (MG) inaugura Museu da Liturgia

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia, inaugurou neste sábado (dia 14), em Tiradentes, o Museu da Liturgia. Está instalado em um casarão do século 18 onde funcionava a antiga Casa Paroquial da Igreja de Santo Antônio

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, inaugurou neste sábado (dia 14), em Tiradentes, o Museu da Liturgia. Está instalado em um casarão do século 18 onde funcionava a antiga Casa Paroquial da Igreja de Santo Antônio.

O museu abriga e preserva um rico patrimônio religioso, composto por mais de 420 peças restauradas entre esculturas, pinturas, imagens, pratarias, objetos de madeira, mobiliário e roupas, até então dispersas por capelas de Tiradentes e que já se encontravam em avançado estado de deterioração.

Com recursos de R$ 8,5 milhões, investidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido, o Museu da Liturgia mostra o valor cultural, artístico e religioso dessas peças sacras históricas. O BNDES é o mantenedor do Museu pelos próximos dois anos.

“Minas Gerais tem o maior patrimônio histórico do Brasil e esse patrimônio tem que ser não só preservado, mas também positivamente apresentado como uma potencialidade e fonte de riqueza. A inauguração do Museu da Liturgia, aqui em Tiradentes, é uma demonstração disso”, ressaltou o governador.

O Museu da Liturgia fica na rua Padre Toledo, 2, no centro de Tiradentes. A instituição fica aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 5. Crianças, idosos e moradores do município estão isentos da taxa.

Tópicos relacionados