Savia Reis   |   11/12/2012 10:17

Gasto médio no Mercado Municipal (SP) é de R$ 89,73

O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SP Turis), apresenta os resultados do primeiro levantamento realizado em um ponto turístico da capital: o Mercado Municipal Paulistano.

O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SP Turis), apresenta os resultados do primeiro levantamento realizado em um ponto turístico da capital: o Mercado Municipal Paulistano.

Foram realizadas 940 entrevistas, no período de 5 a 11 de novembro deste ano. A pesquisa mostra que 47,9% dos visitantes são paulistanos e 8,3% residem na região metropolitana. Os turistas brasileiros somam 38,8%, e os estrangeiros, 5%. A idade média dos entrevistados é de 41 anos.

O levantamento mostra também que a permanência média dos visitantes no Mercado Municipal é de 1h38 e que cada turista efetua um gasto médio de R$ 89,73. Outro dado interessante é que 44,6% dos entrevistados aproveitaram a ocasião para passar em algum outro local no entorno: 76,4% disseram ter visitado a rua 25 de Março, 5% foram ao Brás e 2,9% estiveram na rua Santa Ifigênia, principais centros de compras populares da capital. Vale ainda mencionar que outros dois museus localizados nas proximidades, o Catavento Cultural e o da Língua Portuguesa, e o Theatro Municipal também foram citados.

Questionados sobre a motivação da visita, 39,2% responderam o almoço/lanche, 24,8% passear e conhecer o local; 17,7% apontaram as compras pessoais, 9% responderam especialidades culinárias e 4,5% compras para negócios.

Os usuários também avaliaram o Mercado Municipal. A nota média atribuída foi 8,5. Vale destacar que 84,6% deram notas entre oito e dez. Os entrevistados ainda elegeram os melhores aspectos do local: diversidade (34%); bares, restaurantes e gastronomia (21,7%); frutas (12,1%); qualidade dos produtos (7,8%) e beleza do local/ arquitetura (3,5%) foram os cinco itens mais apontados.

Tópicos relacionados