Movida

Rodrigo Vieira   |   28/11/2014 14:08

Suíça ainda luta contra estereótipos no mercado brasileiro

Veja o investimento e as ideias do país europeu para com o público daqui.

PANROTAS / Emerson Souza
Adrien Genier, gerente de Mercado do Switzerland Tourism no Brasil, Juerg Schmid, CEO do órgão, e Urs Eberhard, VP Executivo de Mercados
Adrien Genier, gerente de Mercado do Switzerland Tourism no Brasil, Juerg Schmid, CEO do órgão, e Urs Eberhard, VP Executivo de Mercados
O Turismo da Suíça vê um grande potencial em relação ao mercado do Brasil e está no País em missão de desfazer alguns mitos que o turista daqui tem, além, é claro, de estreitar relação com o trade. A proposta é atrair pelo menos uma fatia dos 58% de brasileiros que visitam Paris quando vão à Europa, pela boa localização em relação à capital francesa, além do brasileiro que já conhece o continente e vai visitá-lo novamente. A meta dos suíços é receber 100 mil visitantes do Brasil em 2016. Ano passado esse número foi de 86,5 mil e, de janeiro a setembro desse ano, já cresceu 5%, portanto as expectativas são muito positivas.

O Switzerland Tourism investe de US$ 200 mil a US$ 300 mil em promoção turística no Brasil anualmente. Este ano, a propaganda gira em torno de desmistificar o pensamento de que o país tem apenas seu lado caro, de que só vale a pena no inverno e de que a comunicação com o povo local é complicada. O investimento também tem a finalidade de vender a mais recente novidade do turismo suíço, o Grand Tour of Switzerland.

“Reunimos os mais lindos locais da Suíça e criamos um roteiro de 1,6 mil quilômetros para percorrer de carro ou moto. É um passeio maravilhoso para o verão e já nasceu como uma das principais atrações do turismo do nosso país. Temos muita expectativa nessa nova atração”, afirma Juerg Schmid, CEO do órgão de promoção do turismo suíço. “Temos também o Grand Train Tour, passeio similar ao anterior, mas de trem. O visitante poderá conhecer restaurantes de altíssimo nível, além de paisagens espetaculares”, completa.

Em relação ao estereótipo pregado pelos brasileiros acerca da Suíça, o VP Executivo de Mercados do Switzerland Tourism, Urs Eberhard, afirma que essa é uma das missões mais importantes de seu órgão no País. “O ideal é mostrar ao País que a Suíça está na média de preços se comparada com outros destinos mais conhecidos pelos brasileiros, como Londres e Paris. Isso sem contar nossas opções de hostels e hotéis mais baratos, como existe em todos os outros destinos”, esclarece. “Temos também ótimas lojas para compras, vida noturna agitada e muita hospitalidade, inclusive com muita gente falando português. São itens que muita gente não associa à Suíça.”

TICKET COMBINADO PARIS-SUÍÇA
Outra oportunidade de muito interesse do Switzerland Tourism é vender ao brasileiro o bilhete de trem combinado entre Paris e Suíça. Na compra de uma passagem entre os dois destinos, o passageiro ganha um Swiss Pass gratuito para utilizar qualquer meio de transporte público ilimitadamente na Suíça.

“É uma aposta muito grande essa questão do transporte. Com o Swiss Pass o visitante pode se deslocar gratuitamente entre os principais pontos turísticos, os museus e outras facilidades”, conta Schmid. “O trem é de alta velocidade e faz o transporte Paris – Suíça em torno de cinco horas. Mais brasileiros estão aderindo a essa opção desde que o tíquete passou a ser vendido aqui”, completa.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias