Movida

Hugo Okada   |   22/04/2015 19:15

Maranhão quer reaquecer o turismo no Estado

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participa da World Travel Market 2015, evento que acontece até sexta-feira (dia 24) no Expo Center Norte, em São Paulo. Delma, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, falou a reportagem da PANROTAS sobre o desafio de reaquecer o Turismo do destin

PANROTAS / Emerson Souza
A secretária do Turismo do Estado do Maranhão, Delma Andrade
A secretária do Turismo do Estado do Maranhão, Delma Andrade
A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participa da World Travel Market 2015, evento que acontece até sexta-feira (dia 24) no Expo Center Norte, em São Paulo. Delma, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, falou a reportagem da PANROTAS sobre o desafio de reaquecer o Turismo do destino.

“Primeiro de tudo, realizamos a reestruturação e fizemos um novo organograma focado na política de desenvolvimento do Turismo no Maranhão, que estava totalmente apagado, praticamente inexistia. Hoje o Estado do Maranhão vive os piores números do desenvolvimento humano. Agora temos uma pasta exclusiva para o Turismo, e a WTM representa essa retomada”, diz a secretária.

O Maranhão é o segundo Estado em extensão litorânea, um dos maiores produtores de peixe do País, e segundo maior em espaço territorial, perdendo apenas para a Bahia. Conta com 217 munícipios e sete milhões de habitantes. Com o intuito de consolidar-se como um destino turístico sustentável, hoje o Estado promove o Festival de Jazz e Blues, que acontece em São Luís e Barreirinhas, evento que segundo Delma, “une elementos regionais à cultura mundial por meio da música e arte”.

FOMENTAÇÃO DO TURISMO
“Para fomentar o turismo no nosso destino, há de se pensar em primeiro lugar, no desenvolvimento dos voos regionais com a redução da alíquota de 25% para 17% e inserção de 12% e 7%. Isso contempla todas as companhia aéreas brasileiras. A sete linhas aéreas inaugura no dia 15 de maio, voos ligando o Pará, Piauí, Tocantins e Brasília por meio de São Luís, Imperatriz e Carolina. Estamos em negociações com outras companhias no sentido de reduzir tarifas aéreas e expandir a nossa malha aérea”, explica a secretária.

Outras estratégias consistem em melhorar a infraestrutura dos Lençóis Maranhenses por meio da reurbanização da Avenida Beira-Rio, uma estruturação de atendimento no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, além de uma obra em execução de uma estrada que liga os municípios de Barreirinha a Paulino Neves, reduzindo em 500 quilômetros o trecho de Jericoacoara (CE) aos Lençóis Maranhenses. Essa estrada tem previsão de entrega para o início do ano que vem.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias