Raphael Silva   |   17/04/2015 11:29

Museo del Oro, em Bogotá, preserva artefatos históricos

São mais de 38 mil peças ao longo dos 13 mil metros quadrados nas dependências do museu.

Um dos locais mais visitados de Bogotá, na Colômbia, o Museo Del Oro (Museu de Ouro) proporciona ao visitante conhecer a cultura e a história colombiana, marcada por miscigenações, batalhas e misticismo. Com o intuito de preservar seu patrimônio histórico e cultural, o museu mantém artefatos e conta sobre a relação sagrada da antiga civilização com o ouro e outros materiais.

Em funcionamento desde 1939, são mais de 13 mil metros quadrados de construção, distribuídos em quatro andares e três subsolos, com cerca de 38 mil peças de metal, com idades entre 500 e 2,5 mil anos. O Museu Del Oro tem o que é considerada uma das mais raras e completas coleções do mundo, contendo artefatos produzidos pelas comunidades pré-hispânicas utilizando o ouro. Pelos corredores, os visitantes encontram jóias e tesouros de diversas tribos, como os Quimbaya, Calima, Tayrona, Sinú, Muisca, Tolima, Tumaco, Malagana, entre outros.

POR DENTRO DO MUSEU
O primeiro andar conta com quatro salas de exposição e uma de pesquisa, em um espaço chamado de “O Trabalho dos Metais”, que detalha as técnicas de como eram trabalhados os minérios e a manufatura da metalurgia no passado.

No segundo piso, o visitante encontra o contexto dos metais dentro da organização política e religiosa dos povos antes da chegada dos espanhóis, com divisões por tribos indígenas para facilitar o entendimento.

Já no terceiro andar, a seção “O Voo Xamânico e a Oferenda” demonstra as cerimônias realizadas pelos xamãs e as oferendas destinadas aos deuses que eram cultuados pela comunidade. Ao fim da visita, os visitantes podem assistir a vídeos artísticos e interativos sobre o patrimônio preservado no museu.

A atração disponibiliza visitas organizadas de terça-feira a sábado, em espanhol e inglês, com monitores guiando os visitantes e dando informações.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias