Movida

Roberta Queiroz   |   30/07/2015 18:11

Descubra a Grã Bretanha em 24 passeios gratuitos

A curiosidade pelos destinos da Grã Bretanha faz parte da lista de muitos viajantes. Até aí, nada demais.

PANROTAS / Emerson Souza
A Catedral de Durham, no nordeste da Inglaterra, pode integrar qualquer roteiro romântico (foto divulgação)
A Catedral de Durham, no nordeste da Inglaterra, pode integrar qualquer roteiro romântico (foto divulgação)
A curiosidade pelos destinos da Grã Bretanha faz parte da lista de muitos viajantes. Até aí, nada de mais. No entanto, oferecer experiências a partir das esculturas do Madame Tussauds, do Castelo de Edimburgo e das ruínas da cidade de Cardiff pode limitar as belezas da ilha. Para sair do clichê, conheça Inglaterra, Escócia e País de Gales em 24 atrações na faixa:

1- MUSEUS E GALERIAS DE ARTE
A arte moderna em Leeds, no norte da Inglaterra, pode ser observada no The Tetley, que já foi uma cervejaria. Para algo mais apimentado, há o Museu da Mostarda de Colman em Norwich, no leste inglês. Na cidade de Londres, encontram-se opções como o Museu Britânico, a National Gallery, Tate Britain, Tate Modern. O Tate Liverpool, na cidade dos Beatles, aquece a lista de entradas gratuitas.

2- IGREJAS
Se o alvo forem igrejas, considere o tom românico da Catedral de Durham, no nordeste da Inglaterra ou, em dezembro, a famosa missa com cânticos na noite de Natal da capela King´s College em Cambridge. Partindo de Londres, a capela fica a uma hora de trem. Atenção: para garantir entrada, é preciso entrar na fila antes das nove horas.

3- PASSEIO DE BARCO
De fato, o passeio de barco pago pela Baía de Cardigan, no sudoeste do País de Gales, proporciona as melhores chances de observar golfinhos. Porém, subir até o vilarejo de Mwnt, com vista para a mesma baía, é uma alternativa certeira para quem viaja com baixo orçamento.

4- ATRAÇÕES DA BBC
Poucos sabem, mas várias apresentações promovidas pela BBC em cidades como Londres, Sheffield, Birmingham e Belfast não são cobradas. Clique aqui para conferir agenda e disponibilidade de ingressos.

5- GASTRONOMIA



Fome também não é problema. A entrada para o Festival Gastronômico de Clitheroe, tradicional ao longo do mês de agosto, no noroeste da Inglaterra, é gratuita, assim como suas demonstrações e petiscos praticamente ilimitados para degustação.

6- ESCULTURAS E MURALHAS
Admirar a Cerne Abbas Giant, uma escultura de giz imensa erguida em Dorset, no sul da Inglaterra, não exige gastos. Tampouco a Muralha de Adriano, que se estende no extremo norte.

7- TORRES
Com 38 metros de altura, a Torre Scrabo é um ponto de referencia na Irlanda do Norte. A construção proporciona vistas maravilhosas do Lago Strangford, ao sudeste de Belfast. Não é preciso desembolsar nada para subir.

8- NATUREZA
As maravilhas naturais também estão na lista. Situada na Escócia, Ben Nevis é a montanha mais alta do Reino Unido: é preciso quatro horas para escalá-la. Já no País de Gales, a 90 minutos de carro ao oeste de Cardiff, a Baía de Rhossili figura nas listas das melhores praias do mundo.

9- BORBOLETAS
É possível observar as borboletas da espécie rara Euphydryas Aurinia gratuitamente na Reserva Natural de Dunsdon, no sudoeste da Inglaterra. Os prados pantanosos dessa região atraem uma grande quantidade de borboletas, principalmente nos meses de primavera do Hemisfério Norte.

10- ARRANHA-CÉU



Um dos edifícios mais majestosos da capital da Irlanda do Norte, o Belfast City Hall, oferece visitas guiadas gratuitas de uma hora. É possível participar de segunda a sexta, às 11h, 14h e 15h. Aos sábados, a visita acontece às 14h e 15h. Os lugares são ocupados por ordem de chegada.

11- CAÇA AO TESOURO
O geocaching é uma forma divertida e moderna de caça ao tesouro. Ele requer apenas um dispositivo de GPS (ou seja, um celular) e bom senso. As trilhas temáticas podem ser uma introdução às paisagens pitorescas da Grã-Bretanha como, por exemplo, a cadeia de montanhas de Brecon Beacons, no leste do País de Gales.

12- LEILÕES
Quando uma importante casa de leilões, como a Christie de Londres ou a Fellows de Birmingham, tem uma grande liquidação, por que não comparecer e ver as ofertas? Não há nenhuma exigência financeira para colocar fim a curiosidade.

13- GRAFITE
Enquanto as obras de Banksy são vendidas por milhões, outros grafites continuam acessíveis para todos. Os fãs de street art podem acompanhar uma excursão a pé de Banksy em Bristol para observar algumas das melhores obras do artista. O passeio começa por The Grim Reaper em uma casa flutuante à beira do porto.

14- ESCULTURAS DE FERRO
Se o grafite não interessar, visite Crosby Beach, perto de Liverpool, para ver a instalação Another Place. O local reúne 100 esculturas de ferro fantasmagóricas em tamanho real do escultor Antony Gormley. As obras estão espalhadas por quase um quilômetro da areia até o mar.

15- CAMINHADAS
Caminhadas guiadas gratuitas, incluindo a emblemática Royal Crescent, estão disponíveis em Bath, no sudoeste da Inglaterra. Mais ao norte, escolha cultura ou arquitetura fazendo download do aplicativo gratuito Manchester Walking Tours em um iPhone.

16- APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Todo mês de agosto, o Fringe Festival de Edimburgo, na Escócia, incorpora milhares de apresentações artísticas gratuitas: drama, comédia, cabaré, leituras em público e etc. Para apanhar folhetos e convites, basta passar pela calçada de pedras da Royal Mile.

17- CICLOVIAS
Ao invés gastar dinheiro com um aluguel de motocicleta, é possível pedalar nas ciclovias gratuitas da Grã-Bretanha. A uma hora de Londres, a antiga via férrea de Crab & Winkle Way liga a cidade de Canterbury a Whitstable: o centro de pesca de ostras. Vale lembrar que a iniciativa também contribui para o meio ambiente.

18- CARNAVAL
Que tal lembrar da folia brasileira em um festival gratuito? No último final de semana de agosto, acontece o famoso Carnaval de Notting Hill em Londres. Há também o Festival de Verão de Cardiff, uma mistura de teatro de rua, música e brinquedos de parque de diversão em solo escocês.

19- FAZENDAS
Com cavalos, porquinhos e filhotes de carneiro, as fazendas na cidade vão encantar crianças. Existe uma dessas dentro do Sheldon Country Park de Birmingham e outra em Liverpool, a Rice Lane. A entrada em ambas é por conta da casa.

20- CÍRCULOS DE PEDRA



Se Stonehenge cobra entrada, o seu equivalente na Irlanda do Norte dispensa. Os sete Círculos de Pedra de Beaghmore, a 90 minutos de carro a oeste de Belfast, são extravagantes e envolventes. Um deles, conhecido como Dente do Dragão, ostenta cerca de 800 placas de pedra.

21- REALEZA
Um dos espetáculos clássicos da realeza britânica, a cerimônia de Troca da Guarda do Palácio de Buckingham, em Londres, não custa nenhum centavo para assistir. Ela ocorre sempre às 11h30, em dias alternados. É bom lembrar que a atração é cancelada em dias de chuva.

22- FOCAS



Acima da costa de Norfolk, fica o melhor ponto de acesso para ver focas. Levar uma câmera com lente de longo alcance para o pântano salgado de Blakeney Point em dezembro é altamente recomendado. Assim, centenas de lindos filhotes de foca cinza poderão ser vistas e fotografadas sem grandes dificuldades.

23- HISTÓRIA
Durante os finais de semana de setembro na Escócia, o programa Doors Open Days dá acesso gratuito a uma série de locais históricos, prédios, fazendas e muito mais. Os destaques do ano passado incluíram a Catedral de Glasgow e os escritórios criativos do complexo District 10 à beira d´água de Dundee.

24- CASTELOS GALESES
Obviamente, cerca dos 400 castelos do País de Gales cobram ingresso, mas não o pouco conhecido Dryslwyn. Situada no topo da montanha, a construção oferece uma vista fantástica de Towy Valley.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias