Luiza Gil   |   17/08/2015 13:51

11 lugares para visitar durante o verão na Noruega

Roteiro com 11 dicas de lugares para visitar na Noruega durante o verão

Final de junho e início de agosto são um período marcado por altas temperaturas na Noruega – podendo alcançar até 30ºC. Por isso, vale a pena aproveitar a trégua da mãe natureza para aproveitar passeios que não seriam tão agradáveis nas estações mais frias (afinal, talvez você congelaria em um inverno de – 40º C). Para facilitar, um roteiro com 11 dicas mostra o que o país oferece de melhor enquanto o sol é rei.

DESCUBRA A CULTURA VIKING EM OSLO
A ultramoderna capital norueguesa é um dos melhores lugares para aprender sobre a cultura Viking. Um dos mais legais é o Viking Ship Museum, localizado na península de Bygdøy. Lá estão três navios originais do século 11, utilizados pelos bárbaros, chamados Oseberg, Gokstad e Tune, além de outras estruturas típicas de metal, esculturas de madeira, roupas de batalha e restos de esqueletos.

VÁ AOS MUSEUS DE HISTÓRIA
O museu Kon-Tiki guarda artefatos de expedições e da vida de Thor Heyerdahl, que ficou famoso em 1947 por ter navegado durante 101 dias do Peru até o Taiti em uma embarcação super frágil, chamada Kon-Tiki. Thor queria provar sua polêmica tese de que as ilhas da Polinésia foram colonizadas por peruanos e não asiáticos como defendiam os historiadores. O local foi nomeado Memória do Mundo pela Unesco. E tem mais. Outro ponto de parada é o Museu Fram, onde é possível seguir os passos de exploradores noruegueses como Roald Amundsen, primeiro homem a navegar pela Passagem do Noroeste e a voar pelo Oceano Ártico. Também aprenda sobre Fridtjof Nansen, que cruzou a Groenlândia em esquis, além de ter ganho o Prêmio Nobel da Paz, em 1922, por seu trabalho com refugiados da 1ª Guerra Mundial.

CRUZE AS ÁGUAS DOS FJORDS
Um fjorsd (fiorde, em português) é um profundo, estreito e alongado mar, com terreno íngreme em três lados - se a formação geológica é mais larga do que longa, não é um fiorde, mas sim uma baía ou enseada. Depois da aula de geografia, tente visualizar um mar azul entre montanhas. Essa é a beleza do passeio (um dos mais populares). Existem diversos tours que passam pelas águas norueguesas, é só escolher o melhor para você!

PEREGRINAÇÃO POR ST. OLAV
O caminho de St. Olav é famoso pelas peregrinações – que variam entre 160 e 5 mil quilômetros. É uma experiência única na qual viajantes terão a oportunidade de explorar a história da Noruega, Dinamarca e Suécia na idade média. Esse trajeto é usado desde o ano de 1032, composto por diversas rotas históricas através de paisagens agrícolas e bela natureza, vilas e cidades, montanhas e rios. Casas antigas, igrejas e comida tradicional e muito mais fazem parte desse passeio. A principal atrações é a Catedral de Nidaros, em Trondheim. O caminho recebeu o estatuto de Itinerário Cultural Europeu através do Conselho do programa de Itinerário Cultural da Europa.

VIDA SELVAGEM NO SAFÁRI DE STØ
Stø é uma pequena vila de pescadores situada a norte em Vesterålen. A visita vale pelo safári local, onde atividades e animais bem diferentes dos brasileiros podem ser contemplados. Corvos-marinhos, águias de cauda branca, gaivotas e uma enorme colônia de papagaios-do-mar são algumas das atrações, mas também é possível realizar viagens de pesca com instrutores experientes. Os passeios mais especiais são os tours que ocorrem do final de maio a agosto, como o Arctic Whale Tours, guiado por biólogos marinhos para visualização de jubartes, baleias assassinas e colônias de focas-frade. Já na Reserva Natural Anda, estão disponíveis viagens de observação de pássaros (são mais de 20 mil animais).

CURTA OS CONCERTOS DA MEIA-NOITE NA CATEDRAL ARCTIC
Anteriormente conhecida como Igreja Tromsdalen, a Catedral do Ártico é uma expressão do design escandinavo requintado e minimalista. Histórias contam que a fonte de inspiração do arquiteto Jan Inge Hovig foram dois icebergs, tendas indígenas, casas de barco, e os picos afiados de montanhas próximas, mas ninguém sabe ao certo no que ele baseou seu projeto. O impressionante edifício dispõe de 11 painéis revestidos de alumínio em cada lado do seu telhado e um grande mosaico de vidro, no qual o sol penetra. O interior está cheio de bancos de carvalho e lustres. Durante todo o verão a catedral organiza vários concertos noturnos, tendo, entre outros programas, canções tradicionais do folclore norueguês interpretadas por coros, quartetos e orquestra.

ISLAND HOP EM TORNO DAS ILHAS LOFOTEN
Island hopping significa cruzar o oceano fazendo várias paradas em ilhas ao invés de realizar uma viagem direta. Para essa prática, nada melhor que um arquipélago – como as ilhas Lofoten, conhecidas pelas excelentes condições para a pesca (ocorre até o Campeonato Mundial de pesca de bacalhau), atrações naturais, vilarejos secretos e a observação de baleias. Explore de longe pela câmera 360º do arquipélago.

VEJA O SOL DA MEIA NOITE
Subindo 1.318 pés, o passeio até Storsteinen, no Monte Fløya, pelo teleférico Fjellheisen você chega a uma plataforma de observação no topo da montanha com vistas magníficas sobre Tromso e Hoh Samui (as ilhas circundantes). Durante o verão, o teleférico funciona até 01:00.

CAMINHA ATÉ TROLL EM SKJEGGEDAL
O que não falta são vistas panorâmicas nas caminhadas pela Noruega, e uma da mais belas é do penhasco de suspensão Trolltunga (traduzido para língua do Troll, por se parecer com uma língua esticada). O local está 1.100 metros acima do nível do mar e se projeta para fora das formações rochosas ao redor, balançando a 700 metros sobre o Lago Ringedalsvatnet como se fosse uma borda. É recomendado que esse passeio seja feito entre junho e setembro – quando está mais calor. Além disso, requer bom condicionamento físico, preparação para mudanças climáticas repentinas, um mapa e uma bússola, água e alimentos suficientes para durar a longa caminhada (que pode durar de oito à dez horas). Os viajantes são aconselhados a iniciar o trajeto logo no começo do dia e são avisados que não há sinal de celular. Todo esse esforço é pago pelas fotos mais lindas e por ser uma das paisagens mais exuberantes que você irá contemplar na Noruega. Outra opção emocionante é a estreita Besseggen de Ridge no parque nacional de Jotunheimen, considerado uma das melhores caminhadas do mundo. São cerca de 16 quilômetros pela crista rochosa que divide os lagos Gjende e Bessvatnet Lake, onde está uma das vistas mais notáveis da Terra.

EXPLORE A CULTURA SAMI E A REGIÃO SELVAGEM DO ÁRTICO
Prepare-se para 24 horas de luz solar. Compartilhando a mesma latitude que algumas partes do norte da Sibéria e Groenlândia, o condado de Finnmark também faz fronteira com a Rússia e a Finlândia, e entre meados de maio e agosto, o sol nunca se põe. Em Finnmark, você vai encontrar uma vasta paisagem de tundra ártica, lagos, pântanos, bosques de bétulas, muitas renas e passeios de trenó. O local é também a casa dos indígenas Sami – povo nativo da Noruega. Em Finnmark ainda é possível conhecer as auroras boreais, o Cabo Norte e o Parque Nacional Seiland.

VISITE TROLLSTIGEN
Alugue um carro e dirija ao longo da impressionante Rota Turística Nacional de Geiranger-Trollstigen, uma estrada que serpenteia cerca de 100 quilômetros pela paisagem entre Strynefjellsveien e Romsdal. Ao longo do caminho são contemplados penhasco, cadeias de montanhas íngremes e cachoeiras ao lado de profundos fiordes (que agora você já sabe o que são). Inaugurado em 1936, Trollstigen (Caminho de Troll) é cercada por montanhas com nomes como King, Queen, e Bishop. O percurso possui seis áreas de descanso onde também dá para tirar fotos e aproveitar mais uma visão panorâmica. A parada mais popular é Flydalsjuvet, uma plataforma de observação de frente para o imponente fiorde Geirangerfjord, protegido pela UNESCO. A rota ainda passa por trechos de curvas fechadas a 620 metros acima do nível do mar, que podem dar certo medo, mas a recompensa logo chega – vistas 360º sobre os fiordes de Geiranger e Seven Sisters Waterfall.

Tópicos relacionados