Luiza Gil   |   28/08/2015 13:27

Belize:o país da biodiversidade e cultura na Am. Central

Roteiro com os principais pontos turísticos de Belize, relacionando com os novos voos da COPA Airlines.

Existem vários motivos para visitar Belize, um pequeno país da América Central. Praias e ilhas paradisíacas, santuários da vida selvagem e a vasta herança cultural dos povos maias são apenas alguns pretextos. Além disso, há mais uma facilidade: recentemente a Copa Airlines anunciou horários de voos e opções de destinos entre o Panamá e as Américas, válidos a partir do dia 8 de dezembro. E adivinha? Belize é um deles, com dois embarques semanais. Prepare as malas e aproveite tudo o que o lugar oferece.

PRAIAS E ILHAS
Great Blue Hole é uma das atrações marinhas mais incríveis do mundo. Situado perto de Lighthouse Reef, o local atrai mergulhadores de todos os países para suas águas cristalinas, distribuídas por cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de altura, preenchidas com grutas e fendas. É possível observar tartarugas marinhas, angelfish, peixes borboleta, peixe papagaio e até tubarões. Você pode alugar um barco para visitar essa maravilha natural, mergulhando ao longo do caminho.

Já Ambergris Caye é definitivamente uma ilha que você não pode perder. A cidade de San Pedro Town oferece uma variedade de resorts, hotéis na selva, cabanas à beira-mar e outras hospedagens. O lugar é perfeito para desfrutar de compras, gastronomia regional e recifes de corais. Outra ilha para incluir no roteiro é Caye de São Jorge, onde a atração é a riqueza histórica – o local foi palco de uma grande batalha entra a armada britânica e espanhola no final do século 18. Mas, mesmo para quem não é fã dos tempos passados, há muitas atividades, principalmente esportes como vela e caiaque.

A península de Placencia é cercada por águas cor de esmeralda, ideais para praticar mergulho. Localizada no sul de Belize, é um destino imperdível para qualquer viajante que busca um ambiente descontraído, boa comida, lindas praias e céu ensolarado.

VIDA SELVAGEM
O Jardim zoológico de Belize é cheio de animais regionais, incluindo onça, puma, jaguatirica, gato-maracajá, jaguarundi e anta. Considerado um dos melhores zoos das Américas, sua especialidade é a conservação ambiental e a reinserção dos bichos em seus habitats naturais.

Outro destino que enlouquece os amantes da vida selvagem é o Cockscomb Basin Wildlife Sanctuary. É possível – mesmo que seja raro – vislumbrar jaguares, além da grande variedade de aves tropicais e exuberante flora. Há também um sítio cerimonial da cultura maia.

O distrito de Toledo é conhecido pelo seu terreno de floresta tropical, que chama a atenção dos visitantes pelas atividades de ecoturismo. A melhor forma de imergir na selva para contemplar macacos bugios, onças, pássaros raros e comunidades maias é acompanhado por um guia local. Também vale a pena conhecer o Blue Creek River e a cidade de Punta Gorda Town.

HERANÇA CULTURAL
Um importante mesoamericano sítio arqueológico é o Lamanai, uma das atrações mais populares do país. Muitos visitantes vêm para explorar as ruínas, como, por exemplo, o Templo de Jaguar. O tour é realizado com historiadores que elevam a experiência com informações sobre esta antiga cidade maia, além das relíquias e artefatos.

Mais um lugar utilizado pelos maias, Barton Creek Cave, no distrito de Cayo, atrai turistas tanto pela riqueza arqueológica, quanto pelos passeios de canoa em paisagens surpreendentes. Várias empresas de turismo podem levá-lo em jornadas através dos canais dentro da montanha.

BELIZE CITY
Belize City (a maior cidade do país), deve ter um espaço no seu itinerário. Os grandes hotéis, restaurantes, museus e a vida noturna agitada contrastam com edifícios de madeira e tijolos, que exalam um charme colonial. Confira Marine and Coastal Zone Museums, o Fort George Lighthouse e o Battlefield Park para melhorar ainda mais a viagem.

Tópicos relacionados