Luiza Gil   |   26/08/2015 13:02

Conheça os 16 melhores zoológicos do mundo

Roteiro com os 16 zoológicos mais impressionantes do mundo.

Um passeio que agrada e encanta todas as idades é o zoológico. A boa notícia é que existem diversos zoos espalhados pelo mundo que merecem – e muito – a atenção dos viajantes. Conheça 16 lugares que abrigam grande diversidade de espécies (alguns animais você nem vai saber o que são) e inclua uma experiência enriquecedora nos próximos roteiros.

1. San Diego Zoo
O local é administrado pelo San Diego Zoo Global, uma organização sem fins lucrativos que opera o zoológico, o Safári Park e o instituto de pesquisa de conservação do zoo. Com 40 hectares, o local é o lar de mais de 3,7 mil animais raros e ameaçados, representando mais de 650 espécies e subespécies, além de uma coleção botânica com mais de 700 mil plantas exóticas.

2. Wildwood Discovery Park
Localizado em Kent, na Inglaterra, o parque possui mais de 200 animais nativos espalhados pelos 40 acres de florestas. Há lobos, bisões, veados, corujas, raposas, javalis, castores e muito mais. Além disso, o Wildwood realiza um trabalho de conservação de habitats naturais para preservar espécies nativas ameaçadas de extinção.

3. London Zoo
Ao longo dos últimos dez anos, o Jardim Zoológico de Londres tem investido fortemente em exposições para aproximar o público dos bichos. Isso inclui uma imersão no Gorilla Kingdom, onde você pode ter a sorte de conseguir ver o bebê da espécie, chamado Alika. Há também a oportunidade de encantar-se pelas janelas de observação subaquática da piscina dos pinguins. E não perca a chance de ficar cara a cara com uma girafa e andar pela floresta tropical para conhecer alguns macacos-esquilo curiosos. Com duas novas exibições para 2015, os visitantes podem ficar ainda mais próximos de surpreendentes espécies, incluindo uma tropa de lêmures e até mesmo tirar uma selfie com uma aranha.

4. Central Park Zoo
O zoológico, em Nova York, Estados Unidos, possui diversos animais, como ursos, macacos, leopardos entre outros. Mas as atrações principais são alimentar os pinguins e leões marinhos. Além disso, principalmente para as crianças, há uma sala de cinema 3D, com diversos efeitos sensoriais, como, por exemplo, cair neve do teto.

5. Bronx Zoo
Bisões, leões, babuínos, jardins de borboletas, tigres, tucanos e répteis são só alguns dos moradores do zoológico do Bronx, distrito novaiorquino nos Estados Unidos, que reúne cerca de seis mil animais em 100 hectares de extensão. Também é possível alimentar pinguins e leões marinhos, mas a experiência mais inusitada é dar uma volta pelo zoo em camelos!

6. Melboune Zoo
O Zoological Parks and Gardens Board é o órgão que gere os três grandes zoológicos do grupo Zoos Victoria: Melbourne Zoo, Healesville Sanctuary e Werribee Open Range Zoo. Criada em 1973, o papel do conselho é proteger e promover esses locais com engajamento na conservação, investigação e educação. A associação é a primeira do mundo a obter o certificado Low Carbon Austrália, projeto que visa à redução de emissão de carbono. Mas essa é só uma das ações de promoção da sustentabilidade. Além dessa, o zoo possui políticas de gestão de resíduos e eficiência energética. Os crocodilos, elefantes, pelicanos, sapos, zebras e outros vários animais, agradecem!

7. Zoo Berlin
Aberto em 1844, esse é o zoológico mais antigo de toda a Alemanha. E a coleção de animais não poderia ser mais incrível: são 20,5 mil, representando 1,5 mil espécies, sendo a mostra mais abrangente da vida selvagem do mundo. Hipopótamos, cangurus, capivaras, tigres e ursos polares vivem no zoo mais visitado da Europa.

8. Dallas Zoo
Desde a savana africana, florestas tropicais da América do Sul, até o outback australiano, o Jardim Zoológico de Dallas, no Estado norte-americano do Texas, oferece uma emocionante viagem através habitats da vida selvagem ao redor do mundo. Os visitantes podem descobrir os animais que vivem no topo das árvores ou no subsolo ou em qualquer lugar e, ao mesmo tempo, aprender sobre seus peculiares hábitos. Além de conhecer tamanduás-bandeira, coalas, tartarugas de galápagos, entre outros, o Soar, um festival de voo apresentado por Kimberly-Clark, destaca as maravilhas que as aves podem realizar.

9. Philadelphia Zoo
Safári em cima de camelos, passeios de pôneis, pedalinho, tour de trenzinho, vista panorâmica das girafas, zebras e ursos polares em um balão de ar quente, tudo isso e muitas outras atrações estão disponíveis no Philadelphia Zoo, no Estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Os 16 hectares do zoo são preenchidos com uma variedade de exposições animais – como as alas dos gorilas, vale dos pássaros, casa dos répteis e anfíbios entre várias mais.

10. Zoológico de São Paulo
O Zoológico de São Paulo foi inaugurado em 1958, com pouco mais de 400 animais. Atualmente, a população já alcança mais de 3,2 mil, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados. Bichos raros como orangotangos, o gavial da Malásia, os rinocerontes-brancos e a ararinha-azul-de-lear estão disponíveis para o conhecimento do público. Mas não é só isso: bugios, bichos-preguiça, tatu, tucanos-de-bico-verde e muitas outras espécies nativas da Mata Atlântica se abrigam no local, já que está dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

11. The Singapore Zoo
Nesse zoológico é possível tomar café da manhã com os animais, fotografá-los bem de pertinho, assistir shows aquáticos, realizar um tour para aprender sobre a vida selvagem, safáris noturnos e ainda alimentar elefantes, entre muitas outras atrações do Sudoeste da Ásia. O local é divido em zonas – como o Jardim dos Répteis, Tundra Congelada, Rei dos Primatas – nas quais você explora as mais diversas espécies.

12. Edinburgh Zoo
Assim como os outros, o Edinburgh Zoo também separou suas áreas. Há a dos Brilliant Birds, Giant Panda Exhibit, Koala Territory, Zoo Gardens e muito mais. Lá, você verá flamingos, veados, pandas, tigres, visitará uma exposição com estátuas de vários dinossauros, e conhecerá o único zoo da Inglaterra que abriga coalas.

13. St. Louis Zoo
Ocupando 36 hectares no Forest Park, o zoo, pertencente ao estado de Illinois, Estados Unidos, é o lar de mais de 18,7 mil animais selvagens e 560 espécies, muitas delas raras e ameaçadas de extinção. Desde a sua criação, em 1910, o local é conhecido por suas belas exposições naturalistas e pela coleção diversificada de animais dos principais continentes e biomas do mundo. Não é à toa que o St. Louis Zoo recebe cerca de três milhões de visitantes por ano.

14. Toronto Zoo
O Jardim Zoológico de Toronto está situado no Vale do Rouge, no Canadá, abrigando mais de cinco mil animais de 500 espécies diferentes. Os visitantes podem testemunhar a alimentação dos bichos - o que pode incluir o sacrifício de algumas presas –, atividades dos cuidadores e comportamentos naturais. Há também trilhas de mais de dez quilômetros para caminhadas, cinco passeios (como andar em camelos e pôneis), um teatro, o parque aquático Splash Island, além das sete regiões (Indo-Malaya, África, Américas, Tundra Trek, Australasia, Eurásia e Domínio Canadense) e muitos outros lugares para se divertir e conhecer a vida selvagem.

15. Omaha’s Henry Doorly Zoo & Aquarium
Com 52 hectares de jardins e exposições, o zoo é considerado um dos maiores complexos de felinos. Mas não é só isso que o local oferece. As atrações contam com exposições – que, aliás, você deve ir a todas, se puder. Entre estas, estão a Expedição para Madagascar, a Cúpula Desértica (considerado o maior deserto coberto do mundo), o Vale dos Gorilas, a Florestas dos Orangotangos, o Safári, entre muitas outras, nas quais são contemplados animais de vários locais do mundo.

16. Benjing Zoo
Situado no distrito chinês de Xicheng, o zoológico é um dos mais antigos do país e tem um dos maiores acervos de animais, alcançando a marca dos 14,5 mil. Confira pandas gigantes, macaco-dourado, gazelas do Tibet e também os clássicos jardins com camas de flores e rios.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias