Movida

Luiza Gil   |   18/08/2015 14:44

O que você não pode perder ao visitar o Japão

Roteiro das atrações e experiências mais legais para visitar no Japão.

PANROTAS / Emerson Souza
Os templos budistas devem fazer parte do roteiro para conhecer a cultura do Japão
Os templos budistas devem fazer parte do roteiro para conhecer a cultura do Japão
O Japão é mundialmente conhecido como um destino de cultura diferente – para os ocidentais - e muito rica. Não é à toa. Afinal, o país reúne alta tecnologia e tradição em cada canto de seu território. Há experiências tipicamente japonesas, como banhos coletivos em piscinas termais; verdadeiras aulas de história, com museus, templos budistas e vestígios da guerra; e, também, os mais modernos resorts e esportes radicais (incluindo esqui, rafting e muito mais). Vai ficar fora dessa?

Locais antigos de Quioto
Capital japonesa entre os anos de 794 e 1868, Quioto é banhado de história. O local mais icônico que remete ao passado imperial da cidade é a escandalosamente dourara Kinkakuji, atualmente um tempo budista situado na margem de um lago sereno, onde seu reflexo é majestoso. Lugares menos glamurosos também marcam presença. É o caso do minimalista e enigmático jardim em Ryoanji. Mas estas são só poucas amostras. Quioto possui 14 sítios do Patrimônio Mundial (contando os dois citados), além de cerca de dois mil templos e santuários, para não mencionar os inúmeros jardins.

Uma noite em um templo
Mount Koya tem sido um local de peregrinação desde que o monge Kobo Daishi se inspirou para fundar a escola de budismo Shingon, no século IX. Entre as atrações de uma visita – além de ficar vagando pelos exóticos cemitérios de Okunoin e a avalanche de templos construídos em honra a Daishi – a oportunidade de ficar com os monges é o destaque. Eko-in é um dos cerca de 50 lugares abertos aos hóspedes, que oferece uma típica experiência japonesa, com um tatame tranquilo, um jantar vegetariano primorosamente preparado em artigos de laca, e a chance de se juntar aos monges nas orações da manhã.

Galerias em “Art Island”
Com três grandes galerias e outros muitos locais de exposição artística, Naoshima, em Seto Inland Sea, é um destino de relevância no cenário da arte contemporânea japonesa. Uma das melhores exposições está na Tadao Ando-designed Benesse House, um hotel e galeria que abriga obras de artistas como David Hockney, Bruce Nauman e Frank Stella. Mas as mostras não ficam restritas a espaços convencionais. a ilha oferece 19 jardins ao ar livre à beira-mar e vários edifícios antigos de madeira em Honmura, uma vila de pescadores, que se transformaram em instalações permanentes de exibição de arte.

Ski Niseko
Essa pequena cidade em Hokkaido possui os três principais resorts de esqui: Niseko Village, Niseko Annupuri e o Grand Hirafu/Hanazono, que são a atração por si só. Longe dos hotéis também há lazer: escalada, telemark ski (modalidade do esporte) e snowboard pela neve branquinha. E no verão também dá para se divertir - o gelo derrete e abre espaço para a prática de rafting, moutain bike e caiaque. Feche o dia com chave de ouro com um banho nas águas termais de Niseko e livre-se das dores de um dia de aventura.

Acomodação Tradicional
O aroma suave do tatami, a elegância dos interiores, o serviço meticuloso, os banhos termais ao ar livre, a refeição com vários pratos de produtos sazonais, a calmaria e o silêncio fazem da noite em uma pousada japonesa tradicional (ou ryokan) uma experiência inesquecível. Mas nem tudo são flores. Para desfrutar desse oásis é preciso colocar a mão no bolso. A estadia pode chegar a 100.000 ienes (cerca de R$ 2.780) por noite. Felizmente, há outras opções. Menores e menos formais, as minshuku fornecem uma experiência de luxo semelhante, embora menos tradicional, pelo custo de 10.000 ienes (R$280).

Mergulhe em um Hot Spring natural
Esse é definitivamente um desafio. No Japão, é comum utilizar onsen (piscinas de águas termais naturais) para relaxar. O problema é que esse mergulho é feito sem roupas e com pessoas estranhas. Essa é uma prática muito antiga – com cerca de 1.300 anos de tradição – para os banhistas em Shikoku e Dogo é um dos mais renomados resorts onsen do país. O destaque está bem no centro do hotel: o Dogo Onsen Honkan, uma joia arquitetônica do século XIX, utilizada como sala de banho (inativa atualmente) reservada para a família imperial. Mas não é preciso ir lá para um bom banho, já que existem milhares espalhados pelo país.

O leste antigo de Tóquio
Dirigindo poucos quarteirões para qualquer direção é possível conhecer uma parte de Tóquio que nunca de afastou do seu status de centro do entretenimento do premier da cidade, fama adquirida na época pré-guerra. Um dos lugares que mais incorpora esse espírito é o minúsculo Hanayashiki Amusement Park, onde está a primeira montanha-russa do Japão. Perto de lá está Rokku Broadway, onde teatros históricos, como Engei Hall, misturam comédia e contos tradicionais em suas cenas. Também há alguns pontos para tomar drinks ao longo do caminho, como o Kamiya Bar, onde a bebida local é uma mistura de conhaque, gin, e curaçau, chamada Denki Bran (algo como Coluna Elétrica).

Subida aos Alpes do Norte
Os picos de tirar o fôlego dos Alpes do Norte oferecem caminhadas para todos os níveis de preparo físico. A partir da pequena cidade de Kamikochi, porta de entrada para a área, os visitantes têm a opção de caminhadas fáceis de um dia, ou bem mais radicais, com duração de semana, com aventuras que desafiam os mais habilidosos atletas. No verão, as rotas mais populares podem ficar lotadas de corajosos aos finais de semana, mas em dias comuns – ou durante o outono – é possível subir mais de três mil metros e passear em meio as florestas virgens e natureza intocada.

Memorial da Paz de Hiroshima
Dedicado às vítimas do bombardeio atômico de seis de agosto de 1945, o Parque e Museu do Memorial da Paz são monumentos emocionantes sobre os horrores das armas nucleares. A estrutura desfigurada do A-Bomb Dome, um dos poucos edifícios no centro de Hiroshima que aguentou a explosão, serve como um lembrete da destruição que se abateu sobre a cidade. Outras partes do parque são igualmente evocativas, mas nenhuma supera o Monumento de Paz das Crianças, construído em homenagem as meninas e meninos que morreram de leucemia, devido à radiação liberada pelas bombas. O memorial está sempre decorado com guirlandas de origami (dobraduras de papel tradicionais) enviadas por crianças de todo o Japão como símbolo de esperança.

O “B-Grade Gourmet”
O Japão é conhecido pela típica (e excelente) culinária, como sushi, tempurá, e kaiseki, mas os pratos de baixo custo ("gourmet B-grade", como os japoneses chamam) são de dar água na boca. O rei do B, o macarrão, é uma espécie de obsessão nacional – algumas lojas são tão reverenciadas que as pessoas esperam horas nas filas para alguns minutos de "sugada". Mas há um lado não tão bom nessa história. Alguns locais, como a máquina automática de venda de cachorro-quente ou a loja de sanduíche de macarrão frito, provavelmente deveriam ser rotulados como "Z-grade".

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias