Luiza Gil   |   28/08/2015 10:06

Visite Copenhague gastando pouco (ou quase nada)

Roteiro com passeios gratuitos pela capital da Dinamarca, Copenhagen.

A capital da Dinamarca é conhecida por ser um destino caro. Mesmo na baixa temporada, os viajantes gastam muito com hotéis, comida, bebida e atrações. Mas não deixe isso te desanimar – afinal, sempre tem um jeito de economizar. Existem alguns passeios que, além de não custarem um centavo, são grandes experiências na charmosa Copenhague.

CULTURA
Obtenha uma visão geral da Idade da Pedra, da Era Viking, da Idade Média, do Renascimento e da história dinamarquesa moderna no Museu Nacional da Dinamarca, localizado no palácio do príncipe do século 18. O acervo inclui antiguidades globais, artefatos Vikings e tesouros arqueológicos. Se você estiver viajando com os pequenos, aproveite para conhecer também o Museu das Crianças. O melhor de tudo: as exposições são gratuitas.

Para mais uma dose de cultura, em Kongens Lyngby, você encontrará o pitoresco Open Air Museum, que apresenta séculos de história e cultura dinamarquesa. Mais de 100 casas e edifícios preservados estão em exposição, muitas das quais possuem telhados de colmo, estilo típico do século 18. Dançarinos populares, carruagens puxadas por cavalos e demonstrações de ferreiros dão a sensação de que você embarcou em uma máquina do tempo.

Agora, se você é o tipo de viajante que gosta de conhecer a cena artística local, coloque a National Gallery of Denmark na lista. A incrível coleção possui sete séculos de arte dinamarquesa e europeia, com pinturas, esculturas e instalações. Todas as exposições têm entrada livre. Por fim, não perca os passeios a pé pela capital (Free Walking Tour of Copenhagen), trazendo seis mil anos de história, arquitetura e cultura. Esses guias turísticos mostram um pouco de tudo, desde os Vikings, Hans Christian Andersen e cerveja Carlsberg, sem exigir qualquer pagamento por seus serviços - mas, vamos lá, se você gostou do que viu, uma pequena remuneração não cairá mal.

PAISAGENS ESTONTEANTES
O Jardim Botânico da Universidade de Copenhague foi criado em 1600, mudando para a localização atual nos anos 1874. Em seus dez hectares, você contemplará mais de 13 mil espécies de plantas vindas de todas as partes do mundo, incluindo algumas variedades dinamarquesas. São simplesmente 27 estufas que comportam cactos, plantas do ártico e jardins de rododentros (flores da família das ericáceas, como a azáleas), entre outras. É um agradável – e gratuito – lugar para explorar a flora e passar uma linda tarde.

Outro destino interessante é o Christiansborg Palace, local de poder dinamarquês desde 1167. Atualmente é onde o parlamento, o escritório do primeiro-ministro e do Supremo Tribunal está instalado. O monarca do país não reside neste palácio, mas é o cenário das recepções e cerimônias reais. O tour é pago, mas ir até o topo da torre é de graça – e a chance de ver sobre os telhados e torres coloridas presentes nos livros de história de Copenhagen não deve ser desperdiçada. Em dias de céu aberto, é possível ver até a Suécia. O local fica aberto diariamente, exceto às segundas.

GASTRONOMIA
Outro passeio bastante diferente é na comunidade ribeirinha de Nyhavn, regado a diversão. Contanto que você consiga resistir e segurar os gastos nas lojas, galerias e restaurantes, o passeio não vai custar um centavo. Mergulhe nos encantos dos edifícios super coloridos do século 17 e 18 ao longo do canal, e confira os navios de madeira no “heritage harbour” ("porto herança", em tradução livre). Como ninguém é de ferro – mas também não quer ficar sem dinheiro –, faça como os moradores e aprecie uma cerveja local, como a Carlsberg, próximo ao cais.

Mas, se a ideia é sair com os descolados e amantes da gastronomia local, vá direto a Torvehallerne. Este mercado apresenta mais de 60 estandes de produtos orgânicos, pães artesanais, chocolates gourmet, queijos, café sustentável, vários de bares e restaurantes e muito mais. Com eventos culturais, é um paraíso para observadores dos costumes, com abundância de saborosas amostras grátis. É também um ótimo lugar para reunir elementos para um piquenique ou uma refeição, reduzindo os custos de comer fora.

CURIOSIDADES
Freetown Christiania é uma vizinhança que se autoproclamou autônoma dentro de Copenhagen, onde vive uma comunidade de cerca de mil pensadores livres. Ocupantes tomaram de volta, na década de 1970, alguns quartéis militares, e têm seguido um estilo alternativo de vida coletiva desde então (com exceção de um período em que a área foi fechada). Além disso, o local possui moeda e bandeira próprias. Já imaginou conhecer um bairro/cidade desses? Pois não tenha receio: turistas são bem-vindos para passear por esta experiência artística e socialmente inusitada (só fique de olhos abertos, afinal cuidado nunca é demais).

Outra atração imperdível (além de ser totalmente gratuita) é a Estátua da Pequena Sereia. A famosa escultura de bronze, localizada em cima de uma rocha, próxima do Langelinie Pier, retrata a personagem principal do conto de fadas favorito do autor da obra, Hans Christian Andersen. Embora ela já tenha sido desfigurada e decapitada algumas vezes, e até coberta com uma burca, a sereia é o símbolo da cidade, por isso está sempre sendo restaurada. Você não vai gastar muito tempo, por isso o que custa dar uma passadinha para uma selfie?

Tópicos relacionados