Luiza Gil   |   07/09/2015 11:46

Inclua a Romênia no seu roteiro de viagens

Roteiro com 11 sugestões de lugares para visitar na Romênia.

A Romênia está rapidamente se tornando um dos destinos turísticos mais populares do Leste europeu. O país encanta os visitantes com paisagens de montanha épicas, mosteiros deslumbrantes, além dos centros históricos e as antigas cidades da Transilvânia. Claro, você deve conhecer o lugar devido ao Drácula, já que acreditam que é lá o castelo do personagem. Mas não limite seu roteiro apenas a isso.

Confira abaixo 11 atrações que te deixaram com vontade de conhecer o território romeno.

1. Ski em Brasov
Poiana Brasov, localizada a 12 quilômetros da cidade de Brasov, é a principal estância de esqui da Romênia. O local é ideal para iniciantes e a temporada normalmente vai de dezembro até março, com direito a aulas dedicadas e acessíveis ao visitante.

2. Explorar os Mosteiros de Bucovina
Em Moldávia, região Nordeste da Romênia e próxima à fronteira com a Ucrânia, estão os espetaculares mosteiros pintados de Bucovina. Com alguns dos mais pitorescos tesouros históricos do país, o local possui oito mosteiros bem preservados, com o melhor da arquitetura bizantina dos séculos 15 e 16.

3. Visite Sibiu
Sibiu é um dos centros culturais e históricos romenos mais bem conservados e importantes. Em 2007, o local ganhou o prestigioso prêmio European Capital of Culture, ou seja, de capital europeia da cultura. Grande parte das fortificações originais que cercam a cidade permanece intacta, além de oferecer pontos como o Grand Square, a Catedral Ortodoxa e a Igreja Evangélica.

4. Caminhada nos Cárpatos
Integrando os territórios da Romênia, Eslováquia, Ucrânia, Hungria e Polônia, as belas montanhas Carpathian são um paraíso para viajantes que buscam trilhas de caminhada e esqui. Os montes também abrigam as maiores populações de lobos, ursos e até linces, bem como quase um terço de todas as espécies de plantas encontradas no continente. Os Cárpatos romenos são o segundo pico mais alto, atingindo mais de 2,5 mil metros.

5. Acampamento no Danube Delta
Um dos maiores deltas (foz formada por vários canais) de rios na Europa, o Danube Delta é um oásis para os observadores de pássaros, campistas, caminhantes e qualquer outro amante da natureza. A maior área da região está localizada na Romênia, embora uma pequena parte se estenda para Odessa, na Ucrânia. Nomeado Patrimônio Mundial, é um dos lugares mais visitados do país.

6. Aproveite os resorts do Mar Negro
A costa do Mar Negro da Romênia tem sido uma área popular para se passar as férias. A região costeira se estende até a fronteira búlgara, e o resort mais popular para relaxar é o Mamaia. Mas, Vama também é um destino famoso, especialmente pela vida noturna agitada.

7. Volte no tempo em Alba Iulia
A pequena cidade histórica de Alba Iulia, situada na parte mais ocidental da Transilvânia, é famosa por suas construções impressionantes. O destaque é o edifício barroco do século 18, um dos maiores da Europa Oriental. Além disso, o local possui uma catedral católica e um grande museu. Outros lugares importantes perto da cidade incluem as antigas cidades de Aiud e Calnic, que apresentam as históricas e fotogênicas fortalezas.

8. Festeje em Bucareste
Historicamente, Bucareste ganhou o apelido de "Pequena Paris", devido à arquitetura elegante e seu reconhecimento mundial na cena cultural. No entanto, o ex-ditador comunista Nicolae Ceausescu destruiu grande parte do centro histórico para dar lugar ao Palácio do Parlamento. Como resultado, a cidade ganhou reputação pela sua feiúra, mas é, sem dúvida, um dos melhores lugares para curtir a noite no Sul da Europa.

9. Dirija pela estrada Transfagarasan
Destaque na série televisiva Top Gear, o Transfagarasan é uma estranha na montanha de 90 quilômetros com algumas das vistas mais espetaculares do país. Ela começa na cidade de Sibiu (Transilvânia) e se estende até Pitesti, na região da Valáquia. O único empecilho para aproveitar o passeio é o inverno – durante a estação, partes da estrada são frequentemente fechadas devido à quantidade de neve. Existem muitas atrações pelo caminho, incluindo o Castelo Poienari, a residência histórica do lendário Vlad, o Empalador.

10. Caminhe ao redor do Castelo de Peles
Embora o Castelo de Peles tenha sido concluído há cerca de um século, ele é uma das mais belas construções de contos de fadas na Europa. Localizado nos arredores das majestosas montanhas Carpathian, o local possui estilo neo-renascentista e dispõe de amplos jardins, murais impressionantes, magnífico pátio e terraço. Vários outros prédios, como o Foisor Hunting Lodge e o Royal Stables, também pertencem ao complexo.

11. Visite o Castelo do Drácula
No cume de uma rocha de 60 metros, essa famosa fortaleza apresenta torres e passagens subterrâneas que torna o clima intimidador. Entretanto, Vlad Tepes, o príncipe sanguinário de Valáquia, não chegou a viver ali – e Bram Stoker, o autor irlandês de Drácula também nunca visitou o local. O que importa é que o castelo se encaixa na descrição da casa mítica presente na obra, por isso alguns acreditam que a construção tenha ajudado a inspirar o escritor. Se é verdade ou não, o lugar merece espaço no roteiro, por ser uma locação tanto assustadora quanto divertida.

Tópicos relacionados