Movida

Luiza Gil   |   04/09/2015 09:54

Saiba o que você deve fazer em Durban, na África do Sul

Roteiro do viagem no National Geographic para Durban, na África do Sul.

PANROTAS / Emerson Souza
Uma das opções é assistir uma partida de rugby do melhor time africano, o Sharks (foto: www.sharksrugby.co.za/)
Uma das opções é assistir uma partida de rugby do melhor time africano, o Sharks (foto: www.sharksrugby.co.za/)
Esse é um destino para os viajantes que gostam de imergir nos costumes e história dos lugares por onde passam. Durban oferece vários passeios que transmitem a rica cultura local, uma grande mistura de várias influências (assim como o Brasil), que tornam a cidade uma miscelânea de possibilidades. Você pode nadar com tubarões, sentir o gostinho dos temperos da Índia, nadar, surfar ou pedalar nas lindas praias de areias douradas ou aprender um pouco sobre o que foi o apartheid e a segregação racial pela qual a África do Sul passou. Monte o seu roteiro com as dicas sugeridas pela National Geographic.

Explore o Distrito Indiano
As ondas de emigração indiana – tanto a mão de obra contratada quando o país estava sob domínio britânico, quanto os comerciantes – ajudaram a tornar Durban uma das cidades mais multiculturais da África do Sul. Por isso, não tem forma melhor de se juntar a essa mistura do que visitando o Distrito Indiano, que fica em torno de Dr. Yusuf Dadoo e a rua Bertha Mkhize. O roteiro KwaZulu-Natal’s “Oriental Walk-About”, inclui paradas no Zulu Muti (onde você conhecerá um pouco sobre a medicina lendária) e, no Victoria Street Market, lotado de saris (roupa tradicional), tecidos bordados, especiarias aromáticas, incensos e muito mais.

Viagem ao Bottom of uShaka Sea World
Um dos maiores aquários do mundo, uShaka Sea World é a peça central dos 16 hectares do parque uShaka Marine World. Além disso, a equipe promove o uso sustentável do meio ambiente marinho. Uma das experiências mais legais é o Ocean Walker, na qual os visitantes vestem um capacete e andam devagarzinho pelo fundo da Open Ocean Exhibit, lar de arraias, atum, dourados e sardinhas. Para quem tem coragem, também é possível se afundar em um tanque de tubarões, na sessão Shark Dive. E o melhor de tudo: não é necessário ter habilidade alguma em mergulho.

Pedalar pela Golden Mile
As praias de areia dourada na costa do Central Business District (popularmente chamadas de “Mile”) se estendem por cerca de seis quilômetros, da Blue Lagoon até Addington Beach e Durban Harbor. Contemplar essa vista é mais fácil pelo “calçadão” pavimentado, onde você pode caminhar, correr ou andar de bicicleta, fazendo paradas para assistir aos surfistas, praticantes de kitesurf e arquitetos de castelos de areia. Para uma visita guiada em duas rodas, uma opção é a Bike & Saddle – a taxa inclui, além do aluguel da magrela e do capacete, um café da manhã.

Aprenda sobre o "Sistema de Durban" no Museu KwaMuhle
Instalado na antiga sede do Departamento de Assuntos Nativos da cidade (arquitetos da era colonial do sistema de políticas de segregação racial), o Museu KwaMuhle compartilha a história do passado e do presente do destino. Fotografias, documentos do governo, vídeos e testemunhos ilustram como o “Durban Sistem” implementou políticas nacionais no combate do apartheid. O local tem como objetivo celebrar a coragem de cidadãos sul-africanos comuns que desafiaram as políticas racistas – e as venceram.

Ande entre "fósseis vivos" no Jardim Botânico
Fundada em 1849, o Durban Botanic Gardens é um dos mais velhos jardins botânicos da África e uma das mais importantes coleções de plantas da era dos dinossauros – produtoras de sementes com 250 milhões de anos de idade, chamadas Cycads. Mesmo sem os dinossauros, caminhar pelas florestas de cicadáceas dá a sensação de estar dentro do set de filmagem do filme Jurassic Park – os pelicanos cor-de-rosa ajudam a dar o clima, lembrando a fisionomia dos pterodáctilos.

Embarque no KwaZulu Natal Sharks Board Boat Tour
As praias ao longo da costa KwaZulu Natal são as únicas da África do Sul protegidas por equipamentos de segurança contra tubarões (incluindo redes de bateria e linhas fundeadas), tornando os ataques bastante raros. Mesmo que a prioridade da Sharks Board KZN seja proteger banhistas e surfistas, o instituto também trabalha para educar o público sobre o comportamento e biologia dos tubarões, além de se empenhar na redução do impacto ambiental das medidas de segurança – no caso de outra espécie marinha ficar presa nas redes. Junte-se a tripulação para entender o funcionamento dos dispositivos de segurança e se encontrar com golfinhos, tartarugas e arraias.

Bushwalk em Tala Game Reserve
A apenas uma hora de carro de Durban, você pode entrar em contato com a mata nativa africana, em Tala Game Reserve. Lar de 380 espécies de aves e grandes animais – incluindo rinocerontes, javalis, hipopótamos e girafas – o santuário se estende por quase três mil hectares da região de florestas subtropicais, nomeadas bushveld. Aproveite toda essa riqueza em um passeio (bushwalk) guiado de duas horas em ranger ou explore o parque dirigindo no seu ritmo, em um self-drive safári. Além disso, passe uma noite em um dos lodges de luxo ou nas cabanas rústicas da reserva, acordando com o alto chamado das águias, conhecido como “a voz da África”.

Assista um jogo de rugby dos Sharks
A equipe de KwaZulu-Natal Rugby Union, o time Sharks, sempre se classifica como um dos melhores no ranking africano. As partidas no campo Mr. Price Kings Park, em Durban, estádio conhecido como “Shark Tank”, são sempre muito rápidas e intensas, e a atmosfera dos 52 mil torcedores pede que você entre no clima, portanto vista-se com o uniforme (ou pegue qualquer roupa vermelha e preta), e encarne o fã que vive em você.

Siga o Inanda Heritage Trail
Alguns dos principais capítulos da história da África do Sul foram escritos em Inanda, um distrito localizado a Noroeste de Durban. Por exemplo: o grande líder Mahatma Gandhi, na condição de advogado expatriado da Índia, alimentava sua filosofia pacífica neste lugar, em 1904. Além disso, John Dube, primeiro presidente do Congresso Nacional Africano, nasceu no distrito em 1871, e abriu o instituto Ohlange onde, em 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul nas primeiras eleições democráticas. Enfim, o Inanda Heritage Trail abriga locais importantes historicamente, incluindo de Gandhi’s Phoenix Settlement e a Inanda Seminary, uma das mais antigas escolas para meninas do país, fundada por missionários americanos em 1869.

Passe um dia na praia
Temperaturas agradáveis com média de 20°C durante todo o ano, clima subtropical, e mais de 300 dias de sol faz qualquer época ser perfeita para passar um dia de bobeira nas praias de Durban. Cada pedacinho da areia dourada tem sua própria identidade: a Costa Sul é famosa pelo surfe; Addington Beach ideal para famílias; e Bay of Plenty é a casa dos torneios de vôlei de praia. Mas o litoral Golden Mile, mais próximo ao centro da cidade, é o mais conveniente. Se o objetivo é praticar kitesurf, nadar ou percorrer a trilha da floresta costeira siga para Umhlanga, principalmente em Umhlanga Rocks e na Umhlanga Lagoon Nature Reserve (lar dos macacos).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias