Luiza Gil   |   04/09/2015 09:15

Surpreenda-se com um destino inusitado: cemitérios

Roteiro com 13 cemitérios para incluir no roteiro de viagens pelo mundo.

Mesmo que pareça o último lugar que você queira ir antes da hora fatal, os cemitérios podem ser passeios totalmente surpreendentes e até muito divertidos. Vários desses locais são famosos por suas cores, tradições, esquisitices e túmulos de celebridades ao redor do mundo. Encante-se, apavore-se, divirta-se, enfim, curta as atrações de 13 locais onde todos descansam em paz.

1. Waverley Cemetery
Localizado em Sydney, Austrália, esse cemitério é sucesso de público desde a sua inauguração, em 1877. São cerca de 80 mil pessoas estão descansando em paz sobre suas falésias. Mas o motivo para você adicioná-lo no roteiro são os lindos monumentos vitorianos em cima dos túmulos de mais de 200 veteranos de guerra, além da vista para o mar.

2. Okunoin Cemetery
Os impressionantes monumentos neste local de peregrinação budista do outro lado do mundo incluem desde naves espaciais até luzes de lanternas “eternas” dos templos. O Okunoin Cemetery, em Mt. Koya, Japão, é onde Mt. Koya – fundador do Budismo Shingon – encontra-se em meditação eterna. Por esse motivo o local atrai muitos seguidores devotos para o maior cemitério japonês. E essa não é a única curiosidade: há ainda um memorial dedicado por uma empresa local de pesticidas ao ataque de cupins e estátuas que mimetizam monges e xícaras de café.

3. Bonaventure Cemetery
Nos 40 hectares desta antiga plantação em Savannah, no Estado norte-americano da Geórgia, estão espalhados monumentos góticos do Sul que foram palco – e por isso ganharam fama – do filme Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal, do diretor Clint Eastwood, em 1997.

4. The Merry Cemetery
Tome cuidado com o que diz em Sapanta, na Romênia – caso algo desagradável aconteça e você vá para debaixo da terra, é bem provável que em cima da lápide venha de brinde um poema sobre seus vícios com direito a uma ilustração. Entretanto, é aí que reside a graça e a atração do The Merry Cemetery. Ao passar pelos túmulos decorados com cruzes super coloridas esculpidas em madeira, você saberá se o defunto é vítima de um acidente automobilístico, um alcoólatra, ou um pastor de ovelhas.

5. Panteón Antiguo de Xoxocotlán
Definitivamente este é um dos melhores lugares para (tentar) comemorar o Dia de Finados. O Panteón Antiguo Xoxocotlán, em Oaxaca, México, fica lotado de flores alaranjadas e rosas, velas votivas ou placas com as comidas favoritas dos homenageados pelos grupos de famílias que bebericam mezcal no cemitério todo dia 31 de outubro. Além de ser uma celebração muito alegre e diferente da que estamos acostumados, as fotos de recordação serão as melhores da viagem.

6. Highgate Cemetery
Este é um dos sete cemitérios-jardins construídos em um anel ao redor de Londres, Inglaterra, no século 19. Hoje, o Highgate Cemetery é um refúgio da cidade enfeitado com túmulos góticos e a passagem conhecida como Avenida Egípcia, que irá te impressionar.

7. Hollywood Forever Cemetery
Na cidade do glamour, Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos), é possível realizar um passeio bem diferente. No Hollywood Forever Cemetery estão enterrados grandes fundadores de estúdios, escritores, diretores e atores – além da estátua de Johnny Ramone, uma das grandes atrações. Você também pode se divertir com as lápides mais inusitadas, com enfeites de pavão, palmeiras e espelhos d’água. Se tiver sorte, também conseguirá participar de uma sessão de cinema ao vivo nos gramados bem cuidados do cemitério.

8. Neptune Memorial Reef
Em Key Biscayne, na Flórida (Estados Unidos), cinzas de pessoas cremadas (que optarem por esse fim) são misturadas com cimento para criar imponentes colunas com inspiração na cidade submarina de Atlantis. E não é só isso – a mistura também serve para moldar conchas e estrelas do mar. Mergulhe (literalmente) nesse passeio no mínimo intrigante.

9. Cimetière du Père Lachaise
Considerado o cemitério mais visitado do mundo, a lista de famosos enterrados é bastante extensa. Em Paris, você pode ir aos túmulos de Jim Morrison, Oscar Wilde, Frederic Chopin, Marcel Proust e Amedeo Modigliani. O destaque fica para a lápide de Wilde – uma das maiores do cemitério – sempre coberta com beijos de batom de admiradores.

10. Calvary Cemetery
Na cidade que não dorme há um lugar para calmaria. Nos cerca de 150 acres do Calvary Cemetery, em Nova York, Estados Unidos, há diversos pontos com vistas incríveis da cidade, além de vários monumentos que parecem ser extensões dos arranha-céus – já que lá estão os corpos de alguns dos construtores da cidade, além de vários túmulos de mafiosos.

11. Punta Arenas Cemetery
Com apenas uma curta caminhada do centro de Punta Arenas, no Chile, chega-se a este cemitério, especializado em abrigar os corpos da elite chilena. A visão é parecida com um grande arco-íris: alguns túmulos são completamente brancos, enfeitados apenas por coroas de flores, enquanto outros foram pintados com cores bem vivas (ironicamente). Não se assuste caso o portal principal estiver fechado, pois para apreciar esse cenário é preciso entrar pela porta lateral. A lenda urbana diz que uma rica e influente personalidade dos anos 1920 doou o enorme portão e pediu para que ela fosse a última pessoa a passar pelo local depois que morresse – dito e feito.

12. South Park Street Cemetery
Construído entre os anos de 1700 e 1800, o cemitério, em Kolkata, na Índia, é uma mistura de influências arquitetônicas ocidentais e indianas. A atmosfera é de uma selva tropical com túmulos em ruínas e mausoléus (tumbas gigantescas), remetendo aos edifícios mais majestosos da cidade naquela época.

13. St. Louis Cemetery No. 1
Esse labirinto de sepulturas com clima super quente já foi cenário do filme “Easy Rider”, de 1969 e foi o local escolhido por Nicolas Cage para seu descanso eterno – ele já encomendou um túmulo em forma de pirâmide. Talvez por esses fatores o St. Louis Cemetery No.1 entrou na lista de destinos de Nova Orleans, na cidade norte-americana de Los Angeles. A visita ao badalado cemitério só é realizada por tours privados. Última dica para os supersticiosos: não esqueça de balançar junto a sepultura de Marie Leveau, a rainha do vodu.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias