Luiza Gil   |   05/10/2015 14:26

Blogueiras revelam 8 segredos sobre motores de avião

Jacky e Miranda atuam há 15 anos na KLM e contam curiosidades sobre os potentes motores de aviões.

Quem já viajou de avião vai saber do que estamos falando. Sabe quando a aeronave está taxiando para a pista e você escuta um ruído alto vindo dos motores, e seu acento começa a vibrar com a aceleração? Aí você atinge os céus e toda a tensão e emoção voltam ao normal. Pois é, nada disso seria possível sem potentes motores.

Até quem trabalha diariamente nesse ramo fica fascinado pela engenhoca. É o que relatam as blogueiras da KLM Jacky van Damme e Miranda Stolk-Oele. Elas atuam há 15 anos no setor responsável pelos motores (serviços e manutenção) da companhia e contaram alguns fatos que a maioria das pessoas não sabe.

1. Potência de um motor de avião
O poder de um motor de aeronaves é equivalente a 28 dos utilizados em carros de corrida da Fórmula-1.

2. Maior motor de aeronave do mundo
Atualmente, é o General Electric´s GE90-115B, com diâmetro de 3,25 metros, gerando 551,750 newton de empuxo. Essas monstruosidades (no bom sentido) ficam penduradas sob as asas do Boeing 777-300 da KLM – facilmente reconhecíveis porque foram todos nomeados patrimônios mundiais.

3. Manutenção
Quando se compra um carro novo, é recomendado que a revisão seja feita regularmente, mas cabe a você, proprietário, prestar atenção no veículo e seguir o conselho. Esse não é o caso na aviação. Manutenção, verificações, modificações: todos esses itens são obrigatórios e períodicos no universo da aviação. Autoridades aeronáuticas monitoram de perto a KLM e outros operadores para assegurar que toda a manutenção é feita dentro dos prazos e conforme as instruções. Outra diferença é que a checagem dos aviões é feita de acordo com os ciclos e horas de voo, e não por distância percorrida.

4. Ciclo de voo
A vida útil do motor é medida em horas e ciclos de voo. Um ciclo é igual a uma decolagem somada a uma aterrissagem. Assim, uma viagem de ida de Amsterdã a Nova York leva cerca de oito horas de voo e um ciclo, portanto, ida e volta contabilizam 16 horas e dois ciclos.

5. Tempo da manutenção
Cada motor requer um tempo de manutenção após determinado número de ciclos de voo. Por exemplo, o CF6-80E, utilizado nos Airbus A330 da KLM, exige bastante manutenção a cada 7,3 mil ciclos.

6. Tamanho da garagem
O espaço precisa ser grande – muito, mas muito grande. As garagens da KLM, de acordo com as blogueiras, são do tamanho de seis campos de futebol, com aproximadamente 40 mil metros quadrados.

7. Tempo de montagem e desmontagem
Segundo Jacy e Miranda, a KLM tem seu próprio departamento de manutenção, onde os motores são mantidos e revisados. Há um exemplar de reserva para cada modelo, o que significa que eles podem ser imediatamente substituídos se for necessário – o que leva cerca de 24 horas.

8. Valor de um motor de avião
Até as especialistas assumem: essa questão é muito difícil de responder. Isso porque a maioria das aeronaves já está totalmente equipada quando são compradas. Além disso, há tantos tipos diferentes de motores que cada um tem classificação própria. Só para se ter uma noção, a grosso modo, um motor pode custar entre US$12 e US$ 35 milhões.

Tópicos relacionados