Luiza Gil   |   27/11/2015 12:36

Saiba 9 jeitos de curtir o fim do ano na Holanda

Lista com nove atrações e eventos especiais para o Natal e Ano Novo na Holanda

A Holanda está repleta de novidades e atrações para as comemorações de final de ano. Já pensou celebrar Natal e a virada para 2016 num lugar diferente e fazendo coisas completamente fora do comum? Essa é a sua oportunidade. A chegada de Sinterklaas, o Mercado de Natal de Maastricht e o Festival de Luzes de Amsterdã são alguns dos eventos que te convidam a curtir essa época no verdadeiro dutch style! Confira nove passeios imperdíveis e dê as boas vindas ao ano novo de um jeito inusitado.

SINTERKLAAS
Sinterklaas, o São Nicolau holandês, chega todo ano de barco a várias cidades acompanhado de seus ajudantes, chamados Zwart Piet. Cada local prepara sua festa para recebê-los, incluindo desfiles e muitos doces para as crianças. Na noite de 5 de dezembro, os holandeses se reúnem para a troca de presentes no tradicional amigo secreto, no qual a pessoa sorteada ganha um poema.

AMSTERDAM LIGHT FESTIVAL
Durante o Amsterdam Light Festival, você poderá se maravilhar com show de luzes pelo rio Amstel, nos canais de Amsterdã, onde artistas locais e internacionais expõem seus trabalhos. O evento ocorre até 17 de janeiro, então dá para curtir por muito tempo.

MERCADO MAASTRICHT
É possível curtir Maastricht o ano inteiro, mas a cidade fica realmente mágica no fim do ano, quando vários mercados de Natal, com o tema Magical Maastricht, são realizados em toda a cidade. O centro fica iluminado conectando praças e ruas para celebrar o clima natalino. A Praça Vrijthof é o ponto principal do evento, com muitas barracas de Natal e uma pista de patinação. Mas fique ligado: a comemoração dura apenas dois dias – 29 e 30 de dezembro.

GOUDA BY CANDLELIGHT
A Noite de Velas de Gouda, a uma hora de trem de Amsterdã, é repleta de tradições. No dia 11 de dezembro, a cidade, famosa por seus queijos, é ocupada por inúmeras velas acesas e corais natalinos. A celebração principal ocorre na praça do mercado central, em frente à prefeitura, onde os postes de iluminação são desligados e a noite fica iluminada pelas chamas das janelas. O prefeito faz um breve discurso e acende uma enorme árvore de Natal enfeitada com milhares de luzes, criando uma atmosfera realmente mágica.

ESCULTURAS DE GELO EM ZWOLLE
No inverno, o centro de Zwolle é cenário de esculturas geladas. Entre 12 de dezembro e 24 de janeiro, artistas holandeses e internacionais usam cerca 250 toneladas de gelo e neve para criar suas obras, exibidas na praça Rodetorenplein. Um mercado de inverno, rampas de patinação e até mesmo um hotel de gelo fazem parte do evento.

GLASS HOUSE
Quando o Natal se aproxima, uma das maiores estações de rádio da Holanda (3 FM) organiza a Glass House, onde três DJs famosos são trancados dentro da casa de vidro por seis dias (18 a 24 de dezembro). A campanha, também chamada de 3FM Serious Requst, arrecada fundos para projetos da Cruz Vermelha. Os ouvintes fazem doações e pedem as músicas favoritas e ficam atentos ao rádio e TV para saber quanto dinheiro juntaram.

FESTIVAL DICKENS
Em 19 e 20 de dezembro, o Festival Dickens enche todo o centro de Deventer, uma das cidades mais antigas da Holanda, com o clima emocionante do Natal. Cerca de 900 personagens dos livros de Charles Dickens, escritor britânico do século 19, ganham vida. O romantismo de tempos passados se torna realidade não apenas nas ruas, mas também nas casas e nas pequenas lojas e galerias, que ficam abertas.

CHEGADA DE 2016
Experimente iguarias holandesas típicas da temporada, como o oliebollen, bolinhas fritas feitas de massa tradicionais e passas, decoradas com açúcar, e os apple turnovers, os famosos pastéis de maçã. E não deixe de aproveitar o show de fogos de artifício – os holandeses amam festas e o Réveillon é uma comemoração especial.

TRADIÇÃO DE ANO NOVO
O mergulho de Ano Novo é uma tradição na Holanda desde 1960. Cerca de 10 mil pessoas entram nas águas da praia de Scheveningen, em Haia, mas há mais de 60 locais no país onde se pode pular no mar ou em um lago no primeiro dia do ano. Para os holandeses, o mergulho gelado é a melhor maneira de começar o ano renovado.

Tópicos relacionados