Roberta Queiroz   |   25/11/2015 18:01

Salvador aguarda 10% mais turistas no verão

Durante a alta temporada, o número de turistas na capital baiana deverá crescer entre 5% e 10%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa é a estimativa da prefeitura local, feita por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Durante a alta temporada, o número de turistas em Salvador deverá crescer entre 5% e 10%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa é a estimativa da prefeitura local, feita por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

A análise levou em conta dois fatores: o primeiro é o grande número de investimentos municipais na área de infraestrutura, já o segundo é a alta do dólar, que torna os destinos internacionais mais caros para os brasileiros e os nacionais mais baratos para os visitantes de outros países.

O titular da Secult, Érico Mendonça, acredita que a divulgação antecipada de eventos como réveillon e carnaval, em parceria com o trade turístico, também contribuiu para esse quadro. “O réveillon Salvador 2016, por exemplo, foi divulgado em setembro tanto em Salvador quanto em São Paulo. A mesma estratégia será realizada esta semana em relação ao Carnaval”, explicou. “A iniciativa faz com que o trade tenha mais tempo para se organizar e fazer a divulgação, atraindo assim mais visitantes”, completou.

Por conta da demanda, foram disponibilizados mais três voos extras para a cidade.

CRUZEIROS
Na temporada de cruzeiros, que começou no último dia 5 e segue até 1º de maio do próximo ano, estão previstas a chegada de 60 embarcações, ou seja, cerca de 140 mil pessoas.

Sobre esse meio de transporte, Mendonça lembra que os números estão um pouco abaixo em comparação com o mesmo período do ano passado, já que as empresas marítimas vêm alegando dificuldades operacionais no Brasil. “No entanto, é sempre positivo esse tipo de turismo. As pessoas que vem desses cruzeiros passam pouco tempo na cidade e a possibilidade delas retornarem para conhecer melhor Salvador é muito grande, o que é bom para todos”, confiou.

Tópicos relacionados