Movida

Fernanda Cordeiro   |   05/02/2016 10:45

7 fenômenos naturais que valem a pena ver de perto

Da Islândia até a Austrália; prepare as malas e conheça alguns dos eventos mais únicos da natureza

PANROTAS / Emerson Souza
As bolhas de gêiser acontecem antes da erupção - Fotos: reprodução Skyscanner
As bolhas de gêiser acontecem antes da erupção - Fotos: reprodução Skyscanner
A natureza e seus fenômenos quase sempre não possuem uma explicação lógica. Alguns até afirmam que nunca saberemos qual a real capacidade dessa fórmula que cria cenários de cair o queixo. Alguns desses acontecimentos são tão diferentes e inusitados que são difíceis de acreditar. Prepare-se para se surpreender com esses sete episódios naturais.

Bolhas de Gêiser
Os gêiseres entram em erupção com poder e força incríveis. No entanto, antes disso, bolhas de água gigantes (foto principal) são formadas, cada uma com uma coloração diferente. Na Islândia, entre os mais famosos gêiseres está o Strokkur, com rajadas que acontecem entre cada cinco e dez minutos. É possível contemplar esse fenômeno também no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, no Chile, na Rússia e na Nova Zelândia.

Pedras Viajantes


Pedras não podem me mexer, não é mesmo? Bem, isto não é o que acontece no Vale da Morte, na Califórnia. Por décadas, essas pedras foram um mistério que intrigou os cientistas, afinal, como essas pequenas rochas podem se locomover? Recentemente se descobriu que uma fina camada de gelo se formou sobre o leito do lago, agora deserto, e é isso que move as pedras, com ajuda de uma brisa suave que pode ser sentida em todo o parque. Mesmo com o mistério resolvido, o evento ainda é considerado inusitado e atrai centenas de turistas.

Redemoinhos no mar


Apesar de um pouco diferente dos redemoinhos que conhecemos em lendas - e que tinham o poder de sugar navios e outros objetos para dentro do mar -, a cidade de Saltstraumen, na Noruega, possui os redemoinhos mais fortes do mundo e a mais poderosa corrente de maré dos oceanos. Mesmo que o mar pareça calmo e os redemoinhos não tão fortes, há correntes submarinas perigosamente fortes na região.

Aurora Boreal e Aurora Austral


Cores vivas e brilhantes que cortam o céu durante a noite. Ver a aurora boreal com os próprios olhos é considerada uma das experiências mais incríveis que uma pessoa pode vivenciar. Entre os locais onde é possível avistar o fenômeno estão a cidade de Tromso, na Noruega, Whitehorse, no Canadá, e Abisko, na Suécia. Já a aurora austral acontece no hemisfério Sul e pode ser vista em partes da América do Sul, Nova Zelândia, Austrália e na Antártida.

Eclipses Solares e Lunares


Em 2016 vão ocorrer cinco eclipses. Dois eclipses do sol e três lunares. O primeiro acontece na madrugada de 8 e 9 de março. Também em março acontece um eclipse penumbral da lua, no dia 23, e este será visível para os brasileiros. Os outros eclipses acontecem em agosto e setembro.

Árvores Coloridas


As árvores são muito importantes para melhorar a qualidade do ar nas cidades e manter a natureza viva nos grandes centros urbanos.O que muita gente não sabe é que algumas espécies podem surpreender, com é o caso da eucalipto arco-íris, que, como o próprio nome indica, possui o tronco multicolorido. Para vê-las é preciso viajar até o Sudeste da Ásia e da Austrália, ou até a Indonésia, Papua Nova Guiné e Filipinas.

Nuvens Madrepérolas


Ainda que as nuvens madrepérolas não sejam tecnicamente nuvens, já que não são formadas por água, e sim por ácido sulfúrico e ácido nítrico, esse espetáculo pode ser observado durante o pôr do sol, e geralmente acontece em dias mais frios. As nuvens madrepérolas não são fáceis de encontrar, mas pesquisas indicam que elas acontecem geralmente em lugares bem ao norte e em país da Escandinávia. O no norte do Canadá também já teve registros do fenômeno.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias