Movida

Fernanda Cordeiro   |   26/02/2016 09:36

As 15 melhores cidades do mundo para viver

Brasília é a cidade brasileira mais bem colocado no ranking

PANROTAS / Emerson Souza
Pelo sétimo ano consecutivo, Viena é a melhor cidade do mundo para viver
Pelo sétimo ano consecutivo, Viena é a melhor cidade do mundo para viver
Anualmente a consultoria Mercer realiza uma pesquisa de Qualidade de Vida e um ranking que mostra as melhores cidades para viver no mundo. Ao todo, 440 cidades foram avaliadas sob a ótica de 39 fatores, divididos em dez categorias. São elas: ambiente político, social e econômico, ambiente sociocultural, considerações médicas e de saúde, escolas e educação, serviços e transporte público, recreação, bens de consumo, moradia e ambiente natural.

Apesar de cosmopolitas e conhecidas mundialmente, algumas cidades muito visitas por turistas não estão nem no top 20. Paris, por exemplo, está na 71ª posição. Londres na 72ª e Madrid ocupa o 84º lugar na lista. Nova York está mais bem colocada e fica no 44ª lugar do ranking.

Entre as cidades brasileiras, a mais bem colocada é Brasília, que ocupa a 106ª posição. Rio de Janeiro ficou com 117ª, São Paulo na 121ª e Manaus está no 125º lugar.

Veja abaixo as 15 melhores cidades do mundo:

Viena - Áustria
A capital da Áustria (foto principal) foi eleita pela sétima vez a melhor cidade do mundo para se viver. Com aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, a cidade é a maior do país. Um dos motivos de sua fama é ser cortada pelo rio Danúbio. O destino é conhecido também por sua arquitetura rica, cheia de palácios e, claro, pelos doces. Tortas e bolos fazem parte do dia a dia dos austríacos.

Zurique - Suíça
Foto: Myswitzerland.com

Conhecida por conta de seus bancos, Zurique é a maior cidade da Suíça. O destino é repleto de pontos turísticos. Um dos mais conhecidos é o Lindenhof, um parque elevado que foi construído 25 metros acima do rio Limmat. Mesas de pedras, áreas de jogos, como boliche e xadrez e muita área verde fazem parte do parque, que é considerado “Patrimônio Suíço de Importância Nacional”.

Auckland - Nova Zelândia


Fundada em 1840, a cidade foi capital da Nova Zelândia até 1865 e até hoje é a principal cidade do país. Exatos 50 vulcões inativos estão espalhados pelo território da cidade, e o Auckland Domain, maior parque da cidade, foi desenvolvido ao redor de um vulcão desativado. Muitos parques, praias, ilhas e esportes radicais atraem turistas do mundo todo.

Munique - Alemanha


Conhecida internacionalmente por sediar o maior festival de cerveja do mundo, Munique também figura entre as melhores cidades para viver. A capital bávara possui o melhor sistema de transporte público da Europa. O Jardim Inglês e o centro histórico são alguns dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Vancouver - Canadá

Foto: Concordpacific.com

Uma das únicas cidades das Américas no top 10 é Vancouver. O destino canadense é marcado pela diversidade cultural e pelo lazer ao ar livre. Próxima ao mar, a montanhas, florestas e rios, a cidade se divide entre as praticidades da vida urbana e a natureza.

Dusseldorf - Alemanha

Foto: Dusseldorf.regency.hyatt.com

Com mais de 700 anos, a cidade de Düsseldorf é o segundo maior centro financeiro da Alemanha. Na Segunda Guerra Mundial foi uma das cidades mais atingidas do país, e teve seu centro histórico todo restaurado, para a alegria dos turistas. Do lado cultural, a cidade abriga o Goethe Museum, local que retrata obras e a vida do poeta alemão.

Frankfurt - Alemanha


Terceira cidade alemã na lista, Frankfurt é o maior centro financeiro da Alemanha e segundo maior da Europa. Modernidade e cultura se misturam na cidade, que é recheada de museus. O centro histórico da cidade possui construções datadas dos séculos 15 a 18, enquanto a Main Tower oferece uma visão panorâmica da cidade.

Genebra - Suíça
Foto:Swisscorner.com

Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e conhecida como capital da paz, a cidade de Genebra tem muito a oferecer aos turistas e moradores da cidade. Uma curiosidade: cerca de 43% dos moradores de Genebra são estrangeiros. Na terra do relógio, um dos pontos turísticos é o Horloge Fleurie, ou "Relógio das Flores", que fica nas margens do lago Leman e muda de cor dependendo da estação do ano.

Copenhague - Dinamarca


Modernidade, monumentos históricos e monarquia. Tudo por isso e um pouco mais pode ser encontrado na capital dinamarquesa. Recheada de castelos e outras construções imponentes, a cidade é uma das mais ecológicas do planeta. Além disso, os visitantes podem conhecer também a estátua da Pequena Sereia, do conto do escritor Hans Christian Andersen.

Sidney - Austrália


A principal cidade australiana é considerada uma das cidades mais agradáveis do mundo. Com atrações turísticas que vão desde a praia de Bondi até a famosa Ponte de Baía de Sidney, o destino agrada a todos. O Jardim Botânico da cidade é um dos locais turísticos mais visitados do país.

Amsterdã - Holanda


Conhecida pelos canais e a frota de bicicletas, Amsterdã é uma das cidades mais visitadas da Europa. E atrações não faltam no destino. Entre os pontos turísticos mais tradicionais estão a Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh. A baixa criminalidade é um dos fatores que atraem os turistas e moradores estrangeiros.

Wellington - Nova Zelândia


A Nova Zelândia é um dos países mais prósperos da atualidade. A cidade de Wellington possui o título de capital mais remota e isolada do mundo, já que a cidade mais próxima está localizada a cerca de 2.249 quilômetros de distância. A cidade possui vários pontos turísticos, entre eles o Museu da Nova Zelândia e o Carter Observatory, que é o planetário da cidade.

Berlim - Alemanha


A capital alemã é a quarta cidade do país a figurar na lista das melhores cidades do mundo. Com um contraste entre monumentos históricos e arquitetura contemporânea, Berlim é a cidade das artes e dos museus. Quer números? São nada menos que 170 museus. A Ilha dos Museus, aliás, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Berna - Suíça
Foto:Bantourviagem.com

A capital da Suíça é o local de nascimento do físico Albert Einstein e foi o local onde ele criou a Teoria da Relatividade. Desde 1993 a cidade entrou na lista da Unesco como Patrimônio Mundial, por conta da paisagem medieval do local. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade é o Zytglogge, um relógio astronômico construído em 1950.

Toronto - Canadá
Foto:Canadadestino.com

A maior cidade canadense é também uma das melhores para se viver. Com infraestrutura planejada e pitadas de modernidade em quase todas as esquinas, o destino surpreende a cada visita.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias