Maria Izabel Reigada   |   15/03/2016 14:03

Diversificar produtos é desafio do Chile no Brasil

Apesar da queda no número de brasileiros visitando o Chile nos últimos quatro meses, 2015 encerrou com 450 mil turistas do Brasil por lá, ou 11,9% mais que no ano anterior.

Apesar da queda no número de brasileiros visitando o Chile nos últimos quatro meses, 2015 encerrou com 450 mil turistas do Brasil por lá, ou 11,9% mais que no ano anterior. A informação é da subsecretária de Turismo do Chile, Javiera Montes, que reforça a importância do Brasil para o país. “Embora os brasileiros sejam a segunda nacionalidade que mais nos visita, o Brasil lidera o ranking de gastos”, comparou. A subsecretária contou que do orçamento de US$ 16 milhões para promoção internacional, o Chile investirá US$ 2 milhões no Brasil, principalmente em campanhas de estímulo ao consumidor.

O desafio principal, segundo a subsecretária, é diversificar a oferta chilena no catálogo dos operadores. “Somos muito conhecidos pela neve, pelo esqui e também pelos vinhos e gastronomia. Queremos mostrar que temos uma oferta muito mais ampla e complementar à própria oferta brasileira”, disse Javiera, que destacou ainda a diversidade do parque hoteleiro chileno. “Na última década, a indústria hoteleira cresceu 7,5% ao ano no Chile. Temos novos empreendimentos de alto padrão, quatro e cinco estrelas, mas também uma série de hotéis butiques, verdadeiras experiências turísticas”, analisou.

A Argentina, principal emissor de visitantes para o Chile, é seguida pelo Brasil e pelos Estados Unidos no ranking de principais turistas internacionais. Em reunião com os ministros de Turismo da Argentina e do Brasil na Espanha, durante a Fitur, em janeiro, Javiera disse apoioar a promoção conjunta dos países em destinos de longa distância, como a Ásia. “Temos uma grande parceria na Aliança do Pacífico e precisamos reforçar isso no Mercosul. Já encontramos a disposição política para estimular o desenvolvimento do Mercosul em favor do turismo, agora precisamos incluir o setor privado nisso”, disse. Nesta tarde, Javiera Montes apresenta as estratégias para atrair brasileiros em painel no Fórum PANROTAS, também com a participação do ministro da Argentina, Gustavo Santos.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e do Sebrae e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.

Tópicos relacionados