Renê Castro   |   25/04/2016 15:13

Canadá: trade reclama de demora na emissão de visto

A edição deste ano do Rendez Vous Canada, principal feira da indústria de Viagens e Turismo do país, está proporcionando aos operadores brasileiros experiências completamente opostas.


Blog I Cross The Universe


MONTREAL - A edição deste ano do Rendez Vous Canada, principal feira da indústria de Viagens e Turismo do país, está proporcionando aos operadores brasileiros experiências completamente opostas. Enquanto o governo local exibe projetos e campanhas de incentivo a mercados estratégicos (e o Brasil, claro, está incluído), uma mudança de postura no Consulado Geral do Canadá no Brasil está gerando problemas para as vendas já confirmadas pelos profissionais.

O grande entrave é o prazo de emissão do documento, que antes poderia ser retirado em até sete, e que agora sai, em muitos casos, em 17 ou até 20 dias. Há relatos de solicitações que levaram quase um mês para serem concluídas. A reclamação dos brasileiros é generalizada durante o encontro, e ganhou como porta-voz a presidente da Braztoa, Magda Nassar.

"O Canadá teve no Brasil um crescimento excepcional no ano passado. Trata-se de um destino maduro, com câmbio favorável (30% abaixo da moeda norte-americana) e que contempla todos os requisitos para agregar cada vez mais visitantes. Ou seja, são muitos pontos a favor e queremos que este cenário continue, por isso peço que o comando do consulado tenha sensibilidade e compreenda todo o esforço que estamos fazendo para vender o país - e que foi motivado por uma série de campanhas do próprio Canadá", afirmou Magda.

A dirigente exemplificou o caso com a conduta adotada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, que tem se empenhado em devolver os passaportes com vistos em dois ou três dias.

"Essa demora na emissão de visto não pode mais acontecer. Me coloco à disposição para falar a respeito do tema com o cônsul. Será uma boa oportunidade também para sabermos o porquê da demora na aplicação do ETA (Autorização Eletrônica de Viagens, na sigla em inglês), que foi anunciado no ano passado como uma vitória na desburocratização do visto e que, até agora, não foi feita", criticou.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Destination Canada.

Tópicos relacionados