Rafael Faustino   |   25/05/2016 17:36

Brasil bate recorde de turistas na Grã-Bretanha

A crise na economia brasileira mudou os planos de viagem de muita gente em 2015, mas não impediu que pelo segundo ano seguido fosse batido o recorde de turistas do País na Grã-Bretanha.


Da Redação
Londres foi a cidade mais visitada por turistas na Grã-Bretanha em 2015

A crise na economia brasileira mudou os planos de viagem de muita gente em 2015, mas não impediu que pelo segundo ano seguido fosse batido o recorde de turistas do País na Grã-Bretanha. Foram 324 mil brasileiros em Inglaterra, Escócia e País de Gales no ano passado, 10% a mais que o observado em 2014.

Também cresceu o valor gasto por esses turistas nos países britânicos em 2015. O valor total foi de 256 milhões de libras esterlinas – equivalente, hoje, a R$ 1,3 bilhão -, 1% maior que o total deixado lá por brasileiros no ano anterior.

Os dados foram compilados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais britânico e divulgados hoje (25) pelo Visit Britain. Eles mostram também que a estada média do brasileiro na Grã Bretanha foi de 8,6 dias, com gasto médio de 789 libras esterlinas por pessoa.

O terceiro trimestre, que engloba o período de férias europeias, foi o período com maior número de viagens do Brasil à região, concentrando 35,1% do total. Em seguida vem o primeiro trimestre, quando vigora o decanso no calendário brasileiro, com 23% do total. Como esses períodos indicam, o lazer foi o fator que mais motivou idas de brasileiros aos países britânicos, 62% do total. Outros 16% foram para visitar parentes e amigos que vivem nos países.

VIAGENS MAIS ECONÔMICAS
Para o diretor interino do Visit Britain para as Américas, Paul Gauger, os números mostram que os brasileiros encontraram formas de contornar as dificuldades econômicas para manter suas viagens aos destinos britânicos. "A Grã-Bretanha oferece várias atrações econômicas, desde museus e galerias de arte com entrada gratuita até restaurantes estrelados no guia Michelin com menus a preços fixos. Os brasileiros também estão explorando cada vez mais destinos fora de Londres, que são mais baratos”, explica.

No total, foram recebidos por Inglaterra, Escócia e País de Gales, 36,1 milhões de turistas em 2015, crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Somente Londres recebeu 18,6 milhões, o equivalente ao número recebido pelo restante da Grã-Bretanha inteira.

Tópicos relacionados