Movida

Renê Castro   |   03/05/2016 13:43

Portugal ganhou 40 mil luso-brasileiros em cinco anos

O brasileiro está cada vez mais interessado em ter Portugal como uma segunda nacionalidade. Pelo menos é o que mostra um dado revelado pelo cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço. Segundo o dirigente, nos últimos cinco anos, 40 mil brasileiros solicitaram e conseguiram a cidada


Emerson Souza
Paulo Lopes Lourenço é o cônsul geral de Portugal em São Paulo

O brasileiro está cada vez mais interessado em ter Portugal como uma segunda nacionalidade. Pelo menos é o que mostra um dado revelado pelo cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço. Segundo o dirigente, nos últimos cinco anos, 40 mil brasileiros solicitaram e conseguiram a cidadania portuguesa. Só no consulado em São Paulo, são formalizados 800 novos cidadãos portugueses por mês.

“Brasil e Portugal se conhecem há mais de 500 anos, mas só agora estão começando a se relacionar, digamos assim. Muita coisa mudou nos dois países nos últimos 20 anos e isso fez com que brasileiros e portugueses se procurassem cada vez mais”, acrescentou Lourenço, que recebeu esta manhã uma comitiva de 37 empresas portuguesas que estão no Brasil para participar da Travelweek. O café da manhã no consulado da capital paulista contou também com a presença da Braztoa, Abav, Tap, Teresa Perez Tours e da PANROTAS.

PARCEIROS SEMPRE
O cônsul lembrou que Brasil e Portugal são países de altos e baixos, com crises econômicas sensibilizando o consumo periodicamente, e que isso, claro, impacta o intercâmbio entre visitantes. Esta realidade, porém, não deve mais afetar de forma tão negativa o Turismo. Isso porque o Brasil está procurando Portugal mesmo em meio a um momento conturbado em vários aspectos.

“O brasileiro em Portugal possui o segundo maior gasto médio em euro do mundo. Mesmo em uma posição oposta a nós neste momento, o Brasil nos vê com carinho, percebe que somos uma nação amigável, que está disposta a transformar sua experiência em viagem. Nunca tivemos números tão satisfatórios neste quesito”, completou ele.

Para comprovar a reciprocidade, Paulo Lopes Lourenço afirmou que, em 2016, mesmo com todos os desafios impostos pela economia brasileira, Portugal está investindo 1,2 milhão de euros em ações de trade marketing e mídias digitais. A ideia é mostrar ao mercado que existe Portugal além Lisboa, Fátima e Porto. “Vamos trabalhar com o que temos no momento e, sem dúvida, continuaremos investindo no país. Acreditamos no Brasil sempre.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias